Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
JAN
22
22 JAN 2020
Jogos Escolares de Santo André ganham modalidade de esportes eletrônicos
receba notícias

Novidade fará parte da 51ª edição da competição entre instituições de ensino; inscrições devem feitas pelas escolas até 29 de fevereiro

Santo André, 22 de janeiro de 2020 - Os Jogos Escolares de Santo André, tradicional competição de diversas modalidades entre instituições de ensino privadas e públicas, chegam à 51ª edição neste ano de forma inovadora. Pela primeira vez, os esportes eletrônicos, também conhecidos como eSports, estarão presentes na disputa, além das tradicionais categorias como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A nova modalidade, que varia entre computador e console, terá dois jogos diferentes, oferecidos gratuitamente pela Saga (escola de games), localizada em Santo André, em parceria com a Prefeitura. O primeiro é o LoL (League of Legends), jogo com diversos competidores e que conta com mais de 100 milhões de usuários no mundo. O objetivo do game é destruir a base adversária. O outro jogo é o Just Dance, competição de dança em uma plataforma com sensores de movimento.

As inscrições para participar da modalidade de esportes eletrônicos dos Jogos Escolares estão abertas e seguem até o dia 29 de fevereiro. A partir de março acontece o processo de ativação e seletivas, e em agosto as fases finais. A escola que tiver interesse em participar deve contatar o responsável Fabiano Holtsmann pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp, através do número (11) 99191-3555.

“Não medidos esforços para trazer inovação para todas as áreas da cidade, como saúde, educação, cultura e esporte. Este é mais um exemplo de que estamos antenados com o mundo de hoje, procurando integrar os jovens da cidade neste processo”, disse o prefeito Paulo Serra.

A disputa de League of Legends reunirá 64 equipes (uma por escola) e o critério para participação será a ordem de inscrição. Jogam na modalidade coletiva crianças do Infantil (nascidos em 2006 e 2007) e Juvenil (nascidos em 2003, 2004 e 2005). No Just Dance, modalidade que é individual, as categorias são pré-mirim (nascidos em 2010, 2011 e 2012) e mirim (nascidos em 2008 e 2009).

Todos os alunos, mesmo que não participem dos Jogos Escolares, receberão um voucher para uma oficina, sem custo e com certificado internacional válido em 38 países após completar a carga horária total de oito horas. São quatro opções e o aluno poderá escolher entre aprender Modelagem 3D; Edição de Imagem; Cenário de Game 3D ou Fábrica de Youtubers.

“Assim como o surf e o skate, que nunca imaginávamos que estariam nas Olimpíadas, os jogos eletrônicos já foram vistos com algum ‘preconceito’ e atualmente não. Pelo contrário, os investimentos em eSports são cada vez maiores. Há multinacionais financiando jogadores, com prêmios milionários, e agora estes jovens de Santo André terão acesso a esta modalidade totalmente nova e que engajará o público a nível municipal, em um esporte que é totalmente moderno”, comentou Fabiano Holtsmann, da Saga (School of Art, Game & Animation).

As inscrições gerais dos Jogos Escolares ocorrerão de 27 de maio a 3 de junho (escolas) e as inscrições nominais serão realizadas de 15 a 26 de junho (atletas). A competição acontece no segundo semestre.

Texto: Guilherme Menezes
Foto: Divulgação

Fonte: Guilherme Menezes
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia