A partir desta quinta-feira (09), todos os processos físicos que já estavam abertos na Prefeitura deverão migrar para o sistema
Santo André, 9 de abril de 2020 - O uso de papeis para processos do Departamento de Controle Urbano agora ficou no passado. A partir desta quinta-feira (09), todos os processos físicos que já estavam abertos na Prefeitura de Santo André deverão migrar para o sistema digital Acto para que seja dada continuidade. Com a medida, a Prefeitura encerra todos os processos físicos existentes.
A ação da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego faz parte do projeto Obra Fácil, que integra o programa Papel Zero e vai resultar em uma gestão mais transparente, eficiente e sustentável. Responsável pelos alvarás e análises de construções, aberturas, reformas e obras, a Prefeitura de Santo André vai emitir respostas com mais agilidade, utilizando meios modernos e digitais de comunicação.
A adoção do sistema traz diferentes benefícios, como comunicados enviados eletronicamente, agendamento pela internet com técnico para sanar dúvidas - e também com fiscais para realização da inspeção na obra -, Estudo de Impacto de Vizinhança em formato eletrônico e sem subjetividades na análise, protocolo de serviços todos pela internet, 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo do projeto.
Outros benefícios serão a diminuição da necessidade de visitas presenciais, caminho único e integrado do processo, aumento da eficiência da fiscalização e arrecadação, harmonização de dados e diminuição de erros cadastrais, entre outros detalhes.
Confira o passo a passo de como migrar os processos físicos para o Acto clicando .
| Texto: Renan Muniz