18 JUN 2020
Semasa realiza obras antienchentes em três bairros da cidade
Divulgação/Semasa

Vila Guiomar, Vila Palmares e Centro recebem os serviços essenciais para redução de pontos de alagamento

Santo André, 17 de junho de 2020 - O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executa manutenção e construção de canaletas de águas pluviais em três bairros da cidade. As intervenções acontecem durante o período de estiagem.

As obras na rua Las Palmas (Vila Palmares) e no viaduto Adib Chammas seguem em andamento, enquanto a intervenção no viaduto Tamarutaca foi finalizada no início neste mês. Os serviços são considerados fundamentais para evitar ocorrências de possíveis pontos de alagamento.

No viaduto Tamarutaca, uma galeria de águas pluviais apresentou rompimento ocasionado pelas chuvas do último verão. Como o local já havia passado por recentes obras de drenagem, a empresa terceirizada realizou a manutenção e construção de um talude para garantir a sustentação no local, sem nenhum ônus para autarquia, já que o período de garantia da obra está em vigência.

No viaduto Adib Chammas, na região central da cidade, ralos coletores serão instalados nos dois sentidos da via, com o objetivo de evitar acúmulo de água nas pistas, diminuindo o risco de possíveis interdições e acidentes. Como se trata de uma via movimentada na cidade, o prazo de entrega da obra está previsto para o fim deste mês, já que os trabalhos são realizados somente aos domingos.

A obra na rua Las Palmas prevê a construção de aproximadamente 50 metros de canaletas de águas pluviais e bocas de lobo ao longo da via, além da instalação de um ralo tipo grelha. Os serviços atendem a uma solicitação antiga dos moradores e vão beneficiar a região no combate a possíveis situações de enchente. A expectativa é que a obra seja entregue até o fim desta semana.

Tanto no viaduto Adib Chammas, quanto na rua Las Palmas, as ações são realizadas por equipes próprias da autarquia. O Semasa reforça o compromisso de realizar medidas preventivas e corretivas, visando a melhoria no sistema de escoamento de águas de chuvas e eliminação de pontos de alagamento mapeados por toda cidade.

| Texto: Henrique Janoti

Fonte: Daniele Vieira