Ações são realizadas de forma integrada entre DCUrb, Semasa, GCM, PM e Polícia Civil
Santo André, 10 de julho de 2020 - Com o objetivo de garantir o cumprimento do Decreto Municipal vigente, no que se refere ao funcionamento dos bares e restaurantes de forma responsável para a preservação da saúde pública e o reaquecimento da economia, a Prefeitura de Santo André tem realizado constantes operações de fiscalização nos principais pontos da cidade, como parte da Operação Comércio Responsável.
Com fiscalizações diárias, as ações envolvem o Departamento de Controle Urbano (DCUrb), Semasa, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil. Divididas em quatro equipes, as patrulhas são realizadas como sensibilização aos donos de estabelecimentos e clientes para a adoção das medidas de segurança. Excessos não são tolerados, podendo acarretar em emissão de penalidades, inclusive nos casos de grandes aglomerações e som excessivo.
Na última segunda-feira (06), a Prefeitura deu prosseguimento à flexibilização das atividades econômicas, por meio da Operação Comércio Responsável, autorizando a abertura de restaurantes, bares, salões de beleza e barbearias, com as devidas restrições e protocolos de segurança. As equipes também têm realizado fiscalização preventiva passando nos estabelecimentos e orientando os comerciantes em relação às medidas que devem ser tomadas.
Restaurantes e bares terão que atender com capacidade reduzida e controle da entrada de clientes na proporção de até 40% da lotação máxima. Cada mesa poderá receber até seis pessoas, com distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. É obrigatório manter uma faixa livre de 1,2 metro de passagem entre as mesas dispostas em calçadas.
É recomendado ainda utilizar comandas individuais feitas com material de fácil higienização ou descartável, dar preferência ao uso de talheres e copos descartáveis e substituir bandejas por materiais descartáveis. Outra recomendação é adotar, sempre que possível, sistema de agendamento prévio para reserva de mesa, preferencialmente por meios digitais, respeitando um intervalo mínimo entre os clientes para evitar aglomeração.
O uso da máscara é obrigatório, sendo retirada apenas no momento da alimentação e é preciso disponibilizar álcool em gel no local.
Texto: Renan Muniz