Grupo Escurecendo Ideias conta com a participação de 20 profissionais; Encontros ocorrem na primeira quinta-feira do mês
Santo André, 9 de dezembro de 2020 – Profissionais pretos da coordenadoria de Saúde Mental, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, criaram um grupo para debater assuntos como racismo, discriminação, humilhação social, direitos e empoderamento. O grupo “Escurecendo Ideias” possui cerca de 20 trabalhadores pretos e foi criado por uma série de episódios de racismo ocorridos em um curto espaço de tempo. Os encontros começaram em julho deste ano e, desde então, ocorrem mensalmente, sempre na primeira quinta-feira do mês.
A Gerente no CAPS III Chile, Thaline Furtado Mesquita, de 29 anos, integra o grupo e falou da importância deste grupo para os profissionais que participam. “O racismo é estruturado e está na vida. Essas pessoas sofrem racismo diariamente, não só dentro do espaço como fora deste espaço. Já foram discutidos temas como o racismo em si, são realizadas dinâmicas de como a pessoa se reconhece e qual a história dela, as recepções são treinadas para perguntar ao usuário como ele se reconhece, ou seja, a recepção pergunta e não preenche a informação com base no que ele acha”, comentou.
O Escurecendo Ideias é um espaço de acolhimento e suporte mútuo aos trabalhadores de acordo com as suas demandas, lá são realizadas reflexões críticas a partir das experiências vividas por cada um, promovendo acesso e pensando políticas públicas para a população preta do município.
O trabalho desenvolvido por este grupo tem como base a luta histórica da sociedade civil organizada por equidade e igualdade de direitos, pautada em avanços significativos na política com base na Constituição 88 e ainda a portaria n.º 992, de 13 de maio de 2009, que institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
O encontro da última quinta-feira (3) teve o tema “A subjetivação das identidades militantes na luta antimanicomial e sua relação com as resistências micropolíticas da negritude frente as violências institucionais e foi conduzido psicólogo Robson Cordeiro dos Santos.
O próximo encontro será realizado no dia 07 de janeiro.
Texto: Rafaela Mazarin