Troca por ração para cães e gatos ocorreu no Parque Central em formato drive-thru
Santo André, 24 de julho de 2021 - A edição do programa Moeda Pet realizada neste sábado (24) no Parque Central recebeu 10 mil garrafas plásticas, que foram trocadas por ração para cães e gatos. A troca foi realizada em formato drive-thru, na entrada do parque, evitando aglomeração e contribuindo para a segurança de todos contra a Covid-19.
Esta edição contou com mais de mil quilos de ração disponíveis para troca, doados pela empresa Adimax Pet, das marcas Magnus, Origens e Fórmula Natural.
“Estamos caminhando para dois anos do programa, que é um enorme sucesso na cidade. Assim como o Moeda Verde, que troca as garrafas por alimentos, o Moeda Pet contribui para a sustentabilidade da nossa cidade e principalmente para alimentar os animais domésticos, que são membros das famílias andreenses. Agradecemos a cada parceiro e a cada munícipe por contribuir para a manutenção e crescimento do programa”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.
O Moeda Pet conta com as parcerias fixas da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade, Departamento de Vigilância à Saúde e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
"As doações estão batendo recorde na cidade. Nesse momento difícil que vivemos, graças à parceria da iniciativa privada e à população andreense, estamos recebendo e distribuindo uma quantidade muito grande de ração. Obrigada a todos os envolvidos nessa campanha. Juntos somos mais fortes", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
São necessárias 20 garrafas plásticas de dois litros ou 26 de um litro e meio para levar para casa um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, para que seja destinada à Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados.
Quem não conseguir juntar um quilo de garrafas pode apenas ir doar qualquer quantidade de garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para as protetoras de animais. O material reciclável arrecadado com o Moeda Pet é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal, vendido e o valor revertido para as famílias cooperadas.
“Eu participo do projeto desde o início, meus vizinhos até já me ajudam, colocam as garrafas no meu quintal para reunir o máximo possível e vir aqui trocar. O programa está de parabéns, já que tira muitas garrafas das ruas, limpa a cidade e ainda pode satisfazer nossos bichinhos”, disse a munícipe Irinilda Silva.
Com adesão cada vez maior da população ao programa, a Prefeitura de Santo André busca novas parcerias para expandir o Moeda Pet. As empresas interessadas em contribuir com o programa por meio de parceria devem entrar em contato com a Secretaria de Meio ambiente pelo telefone 4433-1958 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Será acordado o volume de ração a ser doado mensalmente. Além de ajudar o meio ambiente e os animais, o parceiro ainda tem a divulgação da marca nas publicações associadas ao programa.
Texto: Guilherme Menezes
Foto: Helber Aggio/PSA