ACEITAR
PERSONALIZAR

Clique aqui e consulte nossas políticas.
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
28
28 MAR 2014
Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler
enviar para um amigo
receba notícias

A Sabina Escola Parque do Conhecimento, um dos principais centros de ciências interativos de educação contemporânea do Estado de São Paulo, tem como missão ser um grande laboratório para escolas, não só municipais, mas estaduais e particulares. Atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas, mas nos finais de semana e feriados, o público em geral pode se divertir enquanto aprende.

Instalada em uma área total de 24 mil m², possui 11 mil m² ocupados pelo prédio principal da Sabina e 3 mil m² do Planetário, totalizando 14 mil m² de área construída. O pavilhão foi idealizado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e abriga em seus dois pavimentos simuladores, pinguins, serpentes e peixes. Além de inúmeros equipamentos e experimentos na área da física, química e biologia, exposições temporárias, o espaço abriga ainda laboratório musical, biblioteca, auditório e salas de aula.

Entre as atrações mais admiradas pelos visitantes estão os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons. O grupo de Pinguins de Magalhães é uma atração à parte, principalmente depois de ganhar, no final de 2013, o primeiro filhotinho da ave nascido na Sabina.

Outra atividade muito procurada é a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho também simulado no fundo do mar para ver os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.

Ainda no patamar das experiências, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos, por meio de plataforma móvel bem segura. A Sabina possui mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé.

PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL – A Sabina Escola Parque abriga o mais moderno planetário do Brasil. O Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, com capacidade para 230 pessoas, é o único com sistemas de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

A sessão dura cerca de 40 minutos com imagens produzidas por dois projetores Sony integrados para exibirem imagens em 360º (full dome) com altíssima qualidade. As sessões são realizadas aos finais de semana e feriados, às 13h30, voltada principalmente para o público infantil, e às 16h, com conteúdo mais indicado para adultos.
NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU (NOC) - Em 2 de abril de 2015, o Núcleo de Observação do Céu (NOC) entrou em funcionamento na SABINA – Escola Parque do Conhecimento, e conta com modernos telescópios e binóculos para observações do Sol e de objetos celestes noturnos. Projetado numa área externa especial da Sabina, o NOC também conta com cinco Rosas dos Ventos, um Observatório Indígena e um Relógio de Sol Analemático.
ESCOLAS – O espaço recebe escolas de terça a sexta-feira em visitas exploratórias que são agendadas previamente. O agendamento para 2015 reabre no dia 1º de fevereiro.

Mais informações pelo telefone 11 4422-2001 ou pelo e-mailsabina@santoandre.sp.gov.br

SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO
PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER
NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU (NOC)

RECESSO: DE 18/12/2015 A 04/01/2016
RETORNO PARA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 2016
DE 05 A 31 de janeiro

“FÉRIAS NA SABINA E PLANETÁRIO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ”

Além dos finais de semana e feriados, em recessos escolares a Sabina oferece uma programação especial de férias para o público em geral. De terça a domingo, de 5 a 31 de janeiro, sempre das 12h às 18h (bilheteria até 16h45), a Sabina abre suas portas para a população, proporcionando a interação com mais de 140 experimentos científico-pedagógicos, réplicas de dinossauros, pinguinário, serpentário, aquário marinho, além do mais moderno Planetário do Brasil (para as sessões do Planetário verificar os horários de atendimento, que são diferenciados).

Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento em Santo André (SP), o Planetário e Teatro Digital de Santo André (Planetário Johannes Kepler) é o mais moderno do Brasil. Através do projetor óptico mecânico, modelo Starmaster SB, produzido pela empresa Carl Zeiss Planetarium e dois projetores Sony SRX é possível representar fielmente o céu da natureza com mais de 6000 estrelas, além de projetar filmes nas diversas áreas do conhecimento em 360º, caracterizando-o também como Teatro Digital.

O Núcleo de Observação do Céu (NOC) veio a preencher uma demanda dos visitantes: a vontade de acompanhar os fenômenos celestes ao vivo, por meio da observação direta do céu real da natureza. Isso porque, após assistir a uma sessão de Planetário, naturalmente o interesse e a curiosidade são despertados, e qualquer pessoa, não importa a idade, sempre acaba querendo estender a experiência, passando a contemplar o céu real da natureza com outros olhos. O NOC foi por isso inaugurado, no dia 02 de abril de 2015, para se constituir como um espaço especializado, com equipamentos que permitem uma completa imersão na experiência de se observar o Universo, por meio dessa janela que é o céu real da natureza.

Oficinas e atividades especiais de terça a sexta e aos finais de semana tem vagas limitadas e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina.

Mais informações no site www.santoandre.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO SABINA Escola Parque do Conhecimento

RECESSO: DE 18/12/2015 A 04/01/2016
RETORNO PARA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 2016:

De 05 a 31: Atendimento ao público em geral, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Sábados e domingos, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Mais informações sobre as atrações e acervos da Sabina no facebook.com/sabina.planetario
Outras informações sobre ingressos em “Bilheteria”.

PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO E TEATRO DIGIAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER

Sábados e domingos:

Para assistir as sessões de cúpula abaixo é necessário adquirir ingresso Sabina + Planetário, mais informações em “Bilheteria”

O Segredo do Foguete de Papelão - sábados, às 13h30
Do criador George Lucas, essa animação produzida para Teatros Digitais é projetada em 360 graus (tecnologia fulldome) e oferece uma experiência única para crianças e toda família.
Sinopse: Três coisas são essenciais para uma viagem fantástica através do Sistema Solar: um foguete de papelão; um livro de Astronomia falante e... uma pitada extra de imaginação! Duas crianças constroem um foguete de papelão, munidos da incrível tecnologia de balões cheios de ar, um computador de bordo construído a partir de uma caixa de sapatos e muita imaginação. Quando eles menos esperam começam uma viagem inesquecível pelo Sistema Solar junto com um livro de astronomia falante.
Recursos visuais: animação em 360 graus para Teatro Digital, sem projeção de estrelas
Temática: planetas do Sistema Solar
Indicação: público infantil - maiores de 5 anos
Duração: 50 minutos (aproximadamente)

As Origens da Vida – sábados, às 16h

Numa linguagem simples e atraente, a sessão As Origens da Vida aborda algumas das questões mais profundas da ciência da vida: as origens da vida e a busca humana pela vida fora da Terra.
Iniciando com a teoria do Big Bang, em ordem cronológica, a sessão apresenta questões relativas a origem das moléculas orgânicas na Terra e no Universo, a formação das estrelas, a formação do Sistema Solar, os primeiros indícios de vida na Terra, a extinção dos dinossauros e a busca por vida extraterrestre. Após a busca pela origem da vida, iremos explorar o céu da noite, procurando nos planetas e nas estrelas, locais que possibilitam abrigar vida.
As Origens da Vida é uma viagem inspiradora no tempo e uma celebração da vida na Terra. Durante a sessão são apresentadas as recentes descobertas sobre a ciência da vida, demonstrando que, se em algum momento da humanidade essa ciência fez avanços, este momento é agora!

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.
Áudio: gravado em português
Temática: Vida na Terra, vida fora da Terra, Big Bang, Estrelas, Exoplanetas e Reconhecimento do Céu
Indicação: público juvenil e adulto
Duração (aproximada): 50 minutos

O Aniversário do Pingo – Domingos, às 13h30

Tempo estimado: 45 minutos

Sinopse: Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, que é um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé), e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas
Temática: Big Bang, Estrelas, Planetas e Constelações
Indicação: público infantil - maiores de 5 anos
Duração (aproximada): 30 minutos

Limite: O Céu de Santo André - domingos, às 16h
Todos são convidados a embarcar em uma jornada para explorar os limites do Universo. Durante essa viagem, são mostrados os instantes iniciais do Big Bang e como ele evoluiu para a estrutura que observamos hoje, mostrando a formação das galáxias, das estrelas e de nosso Sistema Solar. Após essa jornada, exploraremos o céu noturno da cidade de Santo André. Planetas visíveis a olho nu, constelações e estrelas são alguns dos objetos celestes apresentados no Planetário.

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas
Temática: Big Bang, Estrelas e Reconhecimento do Céu
Indicação: público infanto-juvenil e adulto
Duração (aproximada): 50 minutos
Capacidade: 230 lugares

LABORATÓRIO ASTRONÔMICO - sábados e domingos, após as sessões de cúpula (*)
Através do Laboratório Astronômico, espaço com 700 m2 de área de painéis e experimentos, os visitantes aprendem assuntos relativos ao Sistema Solar, Astronáutica, Estrelas, Bandeira do Brasil e outros temas ligados à Astronomia e Astronáutica.

Recursos visuais: painéis e experimentos
Temática: Astronáutica e Astronáutica
Indicação: público infantil, infanto-juvenil e adulto
Duração: 30 minutos
(*) Somente para visitantes que assistiram a sessão de cúpula

ATIVIDADES ESPECIAS PARA O PERÍODO DE FÉRIAS

NO PLANETÁRIO

Oficina Astrokids

Descrição: Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica de forma divertida e cultural.

DIAS: de 08 a 17 de dezembro, de terça a sexta-feira
Horários: das 15h30 às 16h30
INDICAÇÃO: crianças
LOCAL: corredor de acesso ao Laboratório Astronômico

Oficina Astrokids especial: “Dia do Astronauta”

Descrição: Para comemorar o Dia do Astronauta (data oficial: 09/01), a equipe do Planetário vai preparar uma atividade exclusiva para este dia tão especial.
DIA: 09 de janeiro, sábado
Horário: das 12h15 às 13h
INDICAÇÃO: crianças e adolescentes

Atividade Astrolúdica
Descrição: Monitores do Planetário realizam diversos jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprender Astronomia e Astronáutica.

DIAS: de terça a sexta-feira
Horários: das 16h45 às 17h45
INDICAÇÃO: crianças

MINI CURSO: RECONHECIMENTO DO CÉU

OBJETIVOS: apresentar para iniciantes conceitos e práticas de observações do céu noturno a olho nu para latitude local.
REQUISITOS: ter idade a partir/acima de 16 anos.
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 120 (cento e vinte), por ordem de chegada das fichas de inscrição.
DATA: sábados, 23 ou 30 de janeiro de 2016
VALOR: gratuito
HORÁRIO: das 9h às 11h
LOCAL: sala de projeção do Planetário e Teatro Digital de Santo André

NO NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU (NOC)

Atividade: Observação do Sol com telescópios e binóculo

Descrição: Com binóculos e telescópios especiais preparados para observações do Sol (filtros solares Baader, Thousand e H-alpha), o público poderá contemplar diversos fenômenos que estarão presentes na nossa estrela. Na época que nos encontramos é comum o aparecimento de manchas solares, proeminências e filamentos. Porém, outros fenômenos poderão ser contemplados diretamente nos telescópios e binóculos. Venha descobrir e compreendê-los!

DIAS: de terça a sexta-feira
Horários: das 13h às 15h30
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 30
COMO PARTICIPAR: Atividade limitada para as 30 primeiras pessoas que comparecerem no balcão de informações do Planetário para retirada de senha
INDICAÇÃO: para todas as idades
LOCAL: Núcleo de Observação do Céu

IMPORTANTE: A atividade de observação do Sol estará sujeita a condição meteorológica. Em caso de céu nublado ou chuva, essa atividade será cancelada. O cancelamento poderá ser realizado sem aviso prévio.

16 de janeiro de 2016 (sábado) – das 20h às 21h

· OBSERVAÇÃO NOTURNA NO NÚCLEO DE OBSERVAÇÃO DO CÉU

Descrição: O Núcleo promove, mensalmente, um sábado de observação noturna com telescópios e binóculos. Para participar, é necessário efetuar reserva através do e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br

Em caso de céu nublado ou chuvoso, não deixe de comparecer, pois a equipe do NOC irá realizar atividades de reconhecimento e exploração do céu de maneira virtual, por meio de softwares astronômicos de simulação em lousa interativa.

Só serão inscritos participantes que já tenham 16 anos completos ou que estejam devidamente acompanhados por um representante adulto, lembrando que todos devem solicitar inscrição.

A participação é restrita à Observação no Núcleo de Observação do Céu – NOC, não dá direito à visitação ou acesso ao acervo da Sabina;

HORÁRIO: das 20h às 21h
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 50 (cinquenta)
COMO PARTICIPAR: através de inscrição pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br, até 14 de janeiro
PÚBLICO ALVO: livre
LOCAL: Núcleo de Observação do Céu, localizado na SABINA Escola Parque do Conhecimento
EVENTO GRATUÍTO

ATIVIDADES ESPECIAIS DE FÉRIAS – todas inclusas no ingresso de acesso à Sabina

NA SABINA

Oficina: Caleidoscópio

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças montam seus próprios caleidoscópios, constituído por três espelhos posicionados em forma de triângulo que reproduzem inúmeras imagens.
Dias: quartas, sextas e domingos
Horários: das 15h30 às 16h

Oficina: Cinema Palito

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças montam um Cinema Palito, utilizando os princípios da persistência retiniana para criar a ilusão de movimento stop motion.
Dias: terças, quintas e sábados
Horários: terças e quintas às 14h e sábados às 15h30

Apresentação CIÊNCIA É SHOW

Descrição: equipe de monitores realiza uma apresentação de experiências cientificas interessantes e bastante dinâmicas, que envolvem noções de química e física que despertam a curiosidade e o interesse das crianças pela ciência.
Dias: sextas, sábados e domingos
Horários: das 15h às 16h
Como participar: comparecer no local - Auditório da Sabina

Oficina: Percepção Socioambiental – Vivência na Natureza

Descrição: por meio de atividades sensoriais e lúdicas, a pessoa é convidada a interagir com a Natureza e demais pessoas, visando experimentar sensações e percepções antes não vividas.
Horários: das 15h às 15h30
Nº de vagas: 10
Como participar: senha
Indicação: livre

Oficina: Brincadeiras do “Túnel do Tempo”

Descrição: pular corda, pião, bambolê, bolinha de gude entre outras atrações.
Horários: das 14h30 às 15h
Como participar: comparecer no local – Sala da Terra

Oficina: Confecção de Pipas

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças aprendem a confeccionar pipas, além de aprender os princípios científicos por trás do vôo.
Dias: quartas e sextas
Horários: às 14h
Como participar: comparecer no local – Sala da Terra

Oficina: Observação de Aves

Descrição: por meio de binóculos será possível reconhecer a avifauna nas proximidades da SABINA. (em caso de chuva a atividade será cancelada, pois deve ser realizada em ambiente externo)
Horários: das 15h30 às 16h
Nº de vagas: 10
Como participar: por ordem de chegada, com retirada de senhas entregues ao lado do robe BIT

Oficina: Disco de Newton

Descrição: com auxilio de monitores, as crianças montam seus próprios Discos de Newton, além de aprender a composição da luz branca.
Dias: terças e quintas
Horários: às 15h30

Oficina: Arte Urbana – Colagem

Descrição: o visitante tem a oportunidade de se expressar por meio da arte e deixar sua marca registrada, não apenas escrevendo frases ou assinando seu nome (como costumavam fazer os grafiteiros), mas sim registrar um pensamento crítico ou de protesto através da imagem com colagem de cartazes.
Horário: às 16h
Nº de vagas: Livre
Como participar: comparecer no local – Sala da terra
Indicação: a partir de 4 anos

· EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “ÁFRICA ATIVA” (visitação inclusa no ingresso de acesso à Sabina)

Descrição: Por meio de diferentes instalações, o intuito da exposição é fazer o aluno visitante mergulhar na arte, cultura e memória das diferentes sociedades africanas. O passeio é um convite profundo para o conhecimento de um mundo ancestral e ao mesmo tempo atual. As pontes: expressões contemporâneas que abordam sustentabilidade, artes e sabedorias complexas do continente negro. Os protagonismos emergem nas instalações lúdicas dos panos largos, nos painéis fotográficos socioeducativos, no percurso de memoráveis iniciativas e personagens africanas; onde a delicadeza e a diversidade de formas de expressão do continente são exploradas em suas essências, exemplificando uma África ativa e fora dos clichês.

Dias e horários: mesmo horário de funcionamento ao público em geral
Nº de vagas: livre
Como participar: comparecer no local – Sala da Terra – Espaço Expositivo

SERVIÇOS:

Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento no Dia das Crianças
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: de terça à sexta, de 08 a 17 de dezembro, das 9h às 17h
Sábados e domingos, das 12h às 18h
Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, ou R$ 40, para assistir as duas, com direito a passeio por toda a Sabina (conforme a programação).
Estacionamento: gratuito, sujeito a vagas