28 SET 2021
DESTAQUES
Santo André realiza campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
A partir de 1º de outubro, desde recém-nascidos até jovens de 15 anos poderão receber vacinas pendentes; Iniciativa oferece 16 imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças

Santo André, 28 de setembro de 2021 - A Prefeitura de Santo André iniciará a partir desta sexta-feira (1º) a Campanha de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes com até 15 anos de idade.

A iniciativa oferece 16 diferentes imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças. Os pais ou responsáveis devem levar os menores a uma das mais de 32 unidades de saúde e apresentar a carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, em casos de possível atraso, falta ou necessidade de reforço.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

A campanha é mais uma oportunidade para proteger as crianças e adolescentes contra doenças preveníveis e suas possíveis complicações.

A vacinação ocorrerá até o dia 29 de outubro, seguindo todos os protocolos sanitários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, dia 16 de outubro, profissionais estarão trabalhando em postos vacinação.

Covid-19 - Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus, não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente.

VACINA DTP E PENTAVALENTE
Difteria: doença respiratória aguda causada pela toxina de uma bactéria que se localiza na garganta.
Tétano: doença aguda do sistema nervoso causada por uma bactéria, adquirida através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com os esporos da bactéria que são encontrados no ambiente.
Coqueluche: doença infecciosa aguda causada por uma bactéria de rápida proliferação. Ao penetrar no organismo, essa bactéria lesa os tecidos da mucosa do aparelho respiratório.

VACINA BCG
Tuberculose: causada por uma bactéria que pode se manifestar de forma disseminada (tuberculose miliar) ou na forma de uma infecção respiratória (tuberculose pulmonar). A Tuberculose é especialmente perigosa nos primeiros meses de vida do bebê.

VACINA CONTRA POLIO - pólio oral (VOP) ou injetável (VIP)
Poliomielite: É uma doença causada por um enterovírus que envolve o trato gastrintestinal e o sistema nervoso.

VACINA TRÍPLICE VIRAL E SCRV
Sarampo: doença de transmissão respiratória, caracteriza-se por febre alta, tosse seca, coriza, vermelhidão e lacrimejamento ocular e erupção cutânea (de evolução da cabeça para o restante do corpo) que duram aproximadamente uma semana. É particularmente grave em crianças menores de 5 anos, podendo ocorrer diarreia, otite, pneumonia, encefalite, convulsões e morte.
Caxumba: doença que causa febre, dor-de-cabeça, dor muscular e edema (inchaço) da glândula parótida e dos gânglios linfáticos sub-mandibulares.
Rubéola: Caracteriza-se por febre, erupção cutânea e aumento dos gânglios do corpo durando de 2 a 3 dias.

VACINA CONTRA HEPATITE A
Hepatite A: é o tipo mais frequente de hepatite no Brasil. É causada por um vírus que afeta o fígado, produzindo sua inflamação e prejudicando o seu funcionamento.

VACINA CONTRA HEPATITE B
Hepatite B: doença grave causada pelo vírus da Hepatite B, que ataca o fígado e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

VACINA CONTRA VARICELA E SCRV
Varicela: conhecida como catapora, caracteriza-se por uma erupção cutânea pápulo-vesicular associada à grande coceira, normalmente em tronco e face.

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA
Febre Amarela: doença febril que pode causar um funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. Em São Paulo, o tipo circulante é o silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

VACINA CONTRA HPV
HPV: infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, pode causar câncer de colo de útero em mulheres e verrugas nos órgãos genitais de homens. O principal meio de transmissão do HPV é através de contato sexual com pessoas infectadas.

VACINA CONTRA ROTAVÍRUS HUMANO G1P1
Rotavírus: gastroenterite que provoca diarreia e vômito, causada pela infecção por Rotavírus.

MENINGO C
Doença Meningocócica: uma infecção causada por uma bactéria que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

MENINGO ACWY
Meningite tipos A, C, W e Y: Inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo.

PNEUMO 10 VALENTE
Pneumonia: infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica.

Texto: Rafaela Mazarin