28 SET 2021
Centro Comercial da Vila Linda recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo
Ação oferece consultoria do Sebrae-SP, informações sobre crédito do Banco do Povo, documentação, atendimento fiscal, cursos de capacitação, entre outros serviços

Santo André, 28 de setembro de 2021 - Um dos mais importantes centros comerciais de Santo André, o da Vila Linda, recebeu nesta terça-feira (28) a ação do Circuito Andreense do Empreendedorismo, iniciativa que tem como objetivo tirar dúvidas, qualificar e apontar alternativas para empreendedores interessados no desenvolvimento de seus negócios. Os estandes do programa foram instalados na praça em frente à Paróquia Cristo Operário, uma dos principais pontos de referência da rua Carijós, entre 10h e 16h.

“Este é o segundo mais importante corredor comercial da cidade, perdendo apenas para o centro tradicional de Santo André. É um corredor muito consolidado, que gera emprego, que gera renda e que já sofreu bastante com a pandemia, mas resistiu. Agora, nesse momento de retomada, cabe ao poder público dar apoio a esses empresários, oferecendo qualificação, informações sobre documentação, regularização, oportunidade de crédito, e principalmente sem que o empreendedor precise se locomover para isso”, disse o prefeito Paulo Serra.

Nos estandes do Circuito, os empreendedores puderam contar com o atendimento e consultoria do Sebrae-SP, obter informações sobre crédito do Banco do Povo, ter atendimento fiscal, tirar dúvidas sobre documentação e regularização com a AGG Fiscal, obter informações sobre os serviços ao empreendedor da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), e sobre os cursos de qualificação da Escola de Ouro Andreense. Para quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, o Centro Público de Emprego Trabalho e Renda também esteve presente.

“O Circuito Andreense acontece graças a uma importante parceria entre a iniciativa privada e o poder público e por isso é fundamental agradecer a todos os agentes envolvidos, os parceiros que estão na linha de frente para atender a quem mais precisa de apoio. Durante a pandemia, Santo André se uniu, se solidarizou e ninguém ficou sem atendimento médico. Agora é hora de retomada, e com a vinda da vacinação a gente passou a ter a segurança e, com isso, os cursos da Escola de Ouro estão voltando e ações como essa podem voltar a levar conhecimento até o empreendedor. É um esforço conjunto entre a iniciativa privada e poder público, essencial para o desenvolvimento da cidade por meio da capacitação profissional, emprego trabalho e renda”, completou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, mais de 400 estabelecimentos foram visitados nos dois últimos dias para convidar os empreendedores para a atividade e a receptividade foi muito boa.

“Muitos parabenizaram e agradeceram a iniciativa de levar essa estrutura de atendimento até o seu bairro. Essa qualificação, esse atendimento cuidadoso, traz muita esperança para as pessoas, esperança de conseguirem emprego, esperança de desenvolvermos seus negócios. Isso faz com que tenhamos a certeza de que a gente vai melhorar a vida das pessoas. E já temos feito isso de bairro em bairro desde a criação do programa em 2018. Tivemos de dar uma parada nas atividades presenciais, mas voltamos recentemente, em julho, com o avanço da vacinação. Começamos por Santa Teresinha, depois passamos pela Vila Luzita. Hoje estamos aqui na Vila Linda, e ainda este ano vamos para o Jardim Santo André e depois encerraremos o ano em Paranapiacaba”, disse Banzato.

O Circuito Andreense de Empreendedorismo é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, em parceria com o Sebrae-SP, a Acisa e a AGG Fiscal.

Além das atividades ao ar livre de consultoria aos empreendedores, o Circuito Andreense oferece palestras com edições presenciais que acontecem nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André), localizados em diversos bairros da cidade, e também em formato online, sobre temas como Atendimento ao Cliente, Vendas, Divulgação, Acesso ao Crédito, Como Anunciar no Facebook ou Instagram, entre outros. Para participar das palestras é preciso fazer inscrições antecipadas. A programação completa pode ser consultada no site Bit.ly/Circuito2021

Texto: Paola Zanei

Foto: Helber Aggio