01 OUT 2021
DESTAQUES
Santo André reforça prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa
Força-tarefa de mamografia e ultrassonografia integra o calendário de programação

Santo André, 1° de outubro de 2021 - Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Santo André promoverá diversas atividades relacionadas à campanha de prevenção ao câncer de mama. O espelho d’água do Paço Municipal abre o mês com iluminação especial na cor rosa, tema da campanha. Dentre as ações, a partir deste sábado (2) será realizada uma força-tarefa de exames de ultrassonografia e mamografia.

“A programação da saúde está estendida por todas as unidade de saúde da cidade. Não podemos esquecer de fazer o exame de mamografia e exame de papanicolau anualmente. Precisamos prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero, temas tão debatidos no outubro rosa. Cuidamos da nossa família, dos nossos filhos e da nossa casa, agora é a hora de se cuidar. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para você se cuidar”, comentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

As unidade de saúde da rede de atenção básica realizarão ações de orientações, roda de conversa, coleta de papanicolau, além de atividades voltadas ao bem estar e cuidado feminino.

Nesta sexta-feira (1º) a Unidade de Saúde Jardim Alvorada realizou coleta de papanicolaou por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento, das 9h às 16h. Após a coleta do exame as usuárias do serviço puderam fazer massagem, limpeza de pele e maquiagem.

A unidade do Jardim Santo Alberto também realizará coleta de papanicolaou por demanda espontânea nos dias 6, 13, 20, 26 e 27, das 9h às 16h. Nos dias 8, 15, 22 e 29 as usuárias da unidade receberão uma massagem relaxante, por meio de agendamento prévio na recepção.

No dia 8, das 8h às 16h, a unidade de saúde Sorocaba realizará um spa de beleza para as pacientes. A partir do dia 13 o local passará a ofertar exame de papanicolau, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Não é necessário realizar agendamento.

Nos dias 13 e 20 de outubro, às 7h30, a Unidade de Saúde Jardim Santo André realizará uma roda de conversa com o tema “serviços de atendimento à mulher em Santo André”.

A Unidade de Saúde Parque João Ramalho realizará nos dias 13, 20 e 27, às 14h, uma oficina sobre autoimagem, prevenção cancêr de mama e alimentação saudável.

Nos dias 14 e 21, às 9h, a Unidade de Saúde São Jorge realizará uma oficina com o tema “A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo uterino e os impactos da pandemia”.

A unidade do Parque Andreense também promoverá uma palestra em parceria com a Associação Viva Melhor para abordar o tema com os usuários do serviço. A ação ocorrerá no dia 21, às 9h30, na sala de espera da unidade.

O município disponibilizará nos dias 16 e 27 uma carreta de mamografia que prestará atendimento sem agendamento prévio. O Centro Hospitalar Municipal e o Hospital da Mulher também terão atividades em alusão à data.

Sobre a doença – O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2019, 18.068 pessoas morreram por causa da doença. Em 2020, foram diagnosticados 66.280 novos casos.
Alguns fatores como histórico familiar, mutações genéticas herdadas, sedentarismo e consumo excessivo de bebida alcoólica podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Apesar de raro, esse tipo de câncer também acomete homens, cerca de 1% do total de casos da doença.