05 OUT 2021
Santo André receberá ações do programa Consórcio Empreendedor do Sebrae
Instituição oficializou nesta segunda-feira entrega de “voucher” contendo a programação de ações para fortalecer as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo

Santo André, 4 de outubro de 2021 - As ações de incentivo, qualificação e suporte ao empreendedorismo da Prefeitura de Santo André ganharam um importante reforço nesta segunda-feira (4). O município foi o primeiro a receber o “voucher” em que são enumeradas as ações que serão realizadas no município pelo programa Consórcio Empreendedor do Sebrae.

O prefeito Paulo Serra, que preside o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, participou de evento no qual o Sebrae deu a partida no cronograma do programa, que tem como objetivo oferecer consultoria e formação para os municípios turbinarem suas políticas públicas de apoio aos empreendedores, principalmente os de micro e pequeno porte.

“Esse programa é muito importante e muito simbólico por vários motivos. A começar pelo nome Consórcio Empreendedor, que vai levar conceitos como inclusão produtiva, as sete cidades e sob uma mesma ótica, independente de questões políticas e ideológicas. É importante não só porque é um conceito inovador, mas também pelos resultados que podem ser obtidos“, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O prefeito acrescentou que o Consórcio Intermunicipal hoje vive um novo momento, com a participação dos municípios consolidada e o reconhecimento da importância de um órgão de governança regional. “Essa governança, que se soma à retomada do desenvolvimento pós-pandemia, alimentada também pela implementação pelos municípios de políticas públicas para desenvolvimento do empreendedorismo. compõe um passo muito importante para a região nesse momento pós-pandemia que a gente começa a viver”, destacou.

O gerente do Sebrae-SP para a região do Grande ABC, Paulo Sérgio Cereda, explica que o programa Consórcio Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae com foco em políticas públicas para atuar no desenvolvimento dos consórcios regionais e de prefeituras. “O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC é modelo para todo o Estado de São Paulo, porque atua e tem resultados, mas de qualquer maneira os municípios têm à disposição o pacote de serviços do programa, que são disponibilizados via consórcio”, disse Cereda.

O gerente do Sebrae acrescentou que serão entregues “vouchers” para cada prefeito do ABC contendo o compromisso de trabalho do Sebrae-SP e todos os serviços que vão ser prestados até o final do primeiro semestre de 2022. “O que a gente procura fazer com estas consultorias é oferecer para quem não tem nada de ação ou tem pouca coisa, a oportunidade de potencializar o que é feito. E para quem já realiza muito, a oportunidade de jogar luz, da ganhar músculo para ser maior ainda”, explicou Cereda.

Para Santo André, o pacote de serviços do programa Consórcio Empreendedor é formado por sete soluções (Elaboração de Projetos de Captação de Recursos para a Modernização Administrativa, Treinamento e Acompanhamento de Agentes de Desenvolvimento, Simplificação do Licenciamento de Construção e Revisão dos Códigos de Obras e Edificações, Estruturação e Acompanhamento).

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br