05 OUT 2021
DESTAQUES
Santo André inicia vacinação suplementar contra Covid-19 para profissionais da saúde
Reforço vacinal também está disponível para pessoas com mais de 60 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses

Santo André, 5 de outubro de 2021 - A Prefeitura de Santo André iniciou nesta terça-feira (5) a vacinação suplementar contra a Covid-19 para profissionais da saúde. Para receber a dose de reforço, os profissionais devem ter completado o ciclo vacinal, ou seja, devem ter recebido as duas doses da vacina (ou dose única) há pelo menos seis meses.

A imunização foi iniciada nesta terça-feira em profissionais que atuam na rede pública e privada de urgência e emergência. Esse profissionais receberão a vacina no local de atuação, sem necessidade de agendamento prévio.

Já os profissionais liberais e de clínicas particulares que receberam a vacina coronavac até o dia 31 de março, serão vacinados em formato drive-thru. O agendamento deve ser feito no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horários disponíveis.

A vacinação será disponibilizada, de forma gradativa, para os profissionais de saúde dos demais serviços.

O agendamento do reforço também foi ampliado para idosos com mais de 60 anos. No dia da vacinação é preciso levar documento de identidade e comprovante de recebimento das primeiras doses.

Todos os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta iniciativa.

"Santo André avança na imunização da nossa gente. Estamos próximos de atingir 90% da cobertura vacinal completa, o que nos dá segurança de iniciarmos planejamento para a retomada das atividades econômicas de maneira mais flexível. Por isso, comemoramos a adesão dos andreenses à vacina", destacou o prefeito Paulo Serra.

A fisioterapeuta Camila Manini Moreira Gemenez, de 41 anos, atua como coordenadora técnica de rede de urgência e recebeu o reforço da vacina na tarde desta terça no Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia. “Estou muito feliz por ter recebido a terceira dose da vacina. Apesar de não ter deixado os cuidados de lado, usando máscara e álcool, além de evitar aglomeração, tomar a terceira dose nos deixa muito mais tranquilos e confortáveis”, comentou.

Avanço na imunização - Santo André segue liderando a vacinação no ABC e foi a primeira cidade da região metropolitana a iniciar o reforço da vacinação contra o coronavírus. Em paralelo ao reforço do esquema vacinal, o município continua avançando na imunização com primeira e segunda dose.

Com mais de 1 milhão de doses aplicadas, 100% da população adulta já recebeu ao menos uma dose da vacina e 83% da população adulta já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 89% jovens de 12 a 17 anos também já estão imunizados com a primeira dose e 10% dos idosos com mais de 60 anos já receberam a dose reforço da vacina.

Com mais de 1 milhão de doses aplicadas, 100% da população adulta já recebeu ao menos uma dose da vacina e 84% da população adulta já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 90% dos jovens de 12 a 17 anos também já estão imunizados com a primeira dose e 11% dos idosos com mais de 60 anos já receberam a dose reforço da vacina.

Texto: Rafaela Mazarin