08 OUT 2021
Educação de Santo André lança projeto “Cantos de Leitura” no Parque Escola
Foi inaugurado também o Espaço do Brincar, explorando elementos da natureza para a educação infantil

Santo André, 8 de outubro de 2021 – A Secretaria de Educação de Santo André, em parceria com a Rede Educare, inaugurou nesta sexta-feira (8) o projeto “Cantos de Leitura” na Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/Parque Escola (Emea). O espaço, organizado de forma lúdica e interativa, vem para abrigar um ponto de encontro para os 35 mil alunos da rede de ensino e comunidade escolar que terão contato direto com um acervo de 1.200 livros.

Já o Espaço do Brincar, também inaugurado nesta sexta, vem para atender alunos de Educação Infantil. A partir de estações de aprendizagem, são disponibilizados elementos que propõem brincadeiras livres e criativas, por meio de produções materiais, gestuais e narrativas do universo simbólico infantil. O estímulo à imaginação fica por conta dos elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Estas atividades também terão versões itinerantes do projeto, que levarão o Espaço do Brincar para o ambiente das creches da rede municipal de Santo André.

Para a secretária de Educação de Santo André, Cleide Bochixio, o espaço é exemplo de convivência do ser humano e o que a natureza oferece. “Graças ao compromisso das equipes em transformar um espaço para o desenvolvimento de aprendizado dos nossos alunos, aqui existe uma riqueza de ambientes que proporcionam maior contato com a natureza e a história da cidade. Agora conta com o Espaço do Brincar, para os pequenos, e o projeto Cantos de Leitura, com acesso ao acervo de livros, qualificando atendimentos e garantindo o direito à literatura para professores, alunos e comunidade escolar”, destacou.

“O trabalho realizado aqui é marcado por muita dedicação. Acompanhei os processos do desenvolvimento ambiental, as recreações e atividades, e agora mais estas novidades para a cidade”, pontuou o vice-prefeito Luiz Zacarias.

Silvia Regina Ziantonio Morisco, gerente de projetos educacionais, comemorou as novidades no Parque Escola. “Pensamos em cada detalhe dos espaços para oferecer ainda mais ferramentas pedagógicas aos nossos alunos. Parabéns a toda equipe por todo o empenho”.

Emea em Revista – Durante o lançamento do projeto, foi divulgada a segunda edição da Emea em Revista, que traz o ar como tema principal, além de abordar assuntos como ciências da natureza, curiosidades, experiências, entre outras temáticas.

Com informações sobre educação ambiental e sustentabilidade, a revista é produzida especialmente para os professores e alunos da rede municipal de ensino de Santo André. O material pode ser acessado através do link https://parqueescola.org.br/materiais-didaticos/

exto: Caroline Terzi
Foto: Alex Cavanha/PSA