Com geração de 12 empregos formais diretos, Chef Gourmet abre unidade na rua das Monções, 375, no bairro Jardim
Santo André segue atraindo investimentos e gerando emprego e renda para seus cidadãos. Já referência na área gastronômica, que tem aberto diversas franquias nos últimos anos, a cidade agora conta com a primeira unidade no ABC da escola de gastronomia Chef Gourmet.
Com 900 m² localizados na rua das Monções, 375, no bairro Jardim, a escola inaugurada no último sábado (12) contou com um investimento aproximado de R$ 500 mil e gerou 12 empregos formais diretos na cidade.
Inicialmente, a Chef Gourmet Santo André oferecerá ao público cursos nas áreas de Chef Cuisine, Cozinha por Hobby, Chef Pâtisserie e Boulangerie, Panificação e Confeitaria por Hobby, Chef Boucherie, Sommelier, Bartender e Chef Pizzaiolo.
Para o sócio-proprietário da unidade, Marco Hortelan, a escola atenderá as necessidades da região. “A Chef Gourmet será um importante elo entre os Andreenses e o setor gastronômico devido a nossa cidade ser considerada a maior em quantidade de bares e restaurantes do ABCD. Fizemos vários contatos com autoridades e pessoas do segmento de gastronomia da cidade e a receptividade foi ótima”, avaliou Hortelan.
Segundo dados do DataSebrae, que fez um levantamento junto a Receita Federal do Brasil (RFB) até maio de 2020, a cidade de Santo André conta com 3.221 estabelecimentos gastronômicos, sendo 1.904 lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, e 1.317 restaurantes e similares.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o município tem atraído os olhares dos empresários do segmento de alimentação. “Santo André se tornou um polo gastronômico no Grande ABC e a cidade continua imprimindo todos os esforços no que tange não só a qualificação de mão de obra para atender esses investimentos, mas também para facilitar e fomentar a vinda de novos grupos para cá. A chegada da Chef Gourmet mostra que a cidade continua atraindo franquias e se consolidando como um grande setor gastronômico”, disse.
Via Rápida Emprego – Neste momento, a cidade de Santo André, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está prestes a formar cerca de 20 profissionais no curso de Auxiliar de Cozinha, por meio do programa Via Rápida Emprego e da Escola de Ouro Andreense. O curso está sendo ministrado em uma carreta no estacionamento do Paço Municipal e tem previsão de encerramento para o próximo dia 23.
Na última segunda-feira (14), a carreta recebeu visita de um grupo com cerca de 10 donos de alguns dos principais restaurantes da cidade, que conheceram as instalações oferecidas para o curso.
Esta é a primeira atividade da carreta móvel do Via Rápida Emprego no ano em Santo André. À distância, recentemente foram encerrados os cursos de Assistente Administrativo e de Porteiro e Controlador de Acesso.Em breve, a cidade também deverá contar com a oferta dos cursos de Motoristas de Veículos de Cargas e Operador de Empilhadeira.
A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.
Texto : Renan Muniz
Foto: Divulgação