De acordo com o balanço de 2021, o órgão de defesa do consumidor registrou como principais reclamados os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia
Santo André, 15 de março - O Procon de Santo André, órgão de defesa do consumidor, consolidou o balanço de atendimentos em 2021. No levantamento, foram apontados 15.467 atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares e reclamações. Entre os principais reclamados lideraram o ranking os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia.
“Neste Dia do Consumidor, vale lembrar o trabalho e empenho do Procon em intermediar e solucionar a demanda dos consumidores. É de extrema importância ressaltar que o número de atendimentos reflete diretamente o novo cenário imposto pela pandemia e a adaptação dos atendimentos on-line e presencial”, pontua a diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini.
De acordo com o levantamento do Procon, a Enel, distribuidora de energia elétrica, portanto prestadora de um serviço essencial à população, manteve uma alta demanda de casos - por se tratar de uma concessionária de energia o consumidor não possui meios de escolher outra empresa para prestar o serviço.
Na sequencia, vem o mercado financeiro, que apresenta problemas com cartões de crédito e empréstimo consignado.
Neste sentido nota-se que a maior parte é em relação a cobranças indevidas ou não reconhecidas pelos consumidores e às fraudes e clonagens que se tornaram cada vez mais frequentes.
Com maior demanda de atendimentos estão as empresas de telefonia Claro S.A e VIVO Telefônica Brasil S.A, prestadoras de serviços que também são considerados essenciais. As reclamações são sobre sinal, serviço não disponível, cumprimento de oferta, dentre outras.
Vale lembrar que a Companhia de Saneamento Básico de SP passou a prestar o serviço de distribuição de água na cidade de Santo André em 2019, porém, no ano de 2021 o Procon recebeu uma considerável demanda de reclamações devido à implantação de novo sistema pela empresa, causando transtornos como consumo elevado, não emissão de faturas e boletos para pagamento, além disso, os canais de atendimento ao consumidor da empresa não funcionaram (site e 0800).
Houve registro também sobre a empresa Faci.ly, que surgiu durante a pandemia propondo a comercialização de produtos de forma coletiva a preços muito inferiores do que a oferta de mercado. As vendas excederam a capacidade de cumprimento das ofertas o que gerou um volume alto de reclamações. A empresa firmou compromisso com Procon de Santo André, para atender aos consumidores com a entrega dos produtos pendentes ou o reembolso dos valores pagos em um prazo mínimo de 15 (quinze¬) dias, após a abertura das reclamações.
Dos atendimentos realizados em 2021, 1001 geraram reclamações fundamentadas – demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de tentativa de conciliação, com o devido registro de processo administrativo no Procon de Santo André.
A porcentagem de reclamações por área registrada pelo órgão de defesa do consumidor aponta: serviços essenciais (40%), privados (16%), financeiro (16%), alimentos (13%), produtos (9%), saúde (5%) e habitação (1%).
O perfil do consumidor que aciona o Procon é 56,78% feminino e 43,22% masculino. Já a falixa etária predominante é entre 51 e 60 anos.
Serviços - A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon de Santo André por meio de atendimentos on-line, que devem ser encaminhados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200.
Texto: Caroline Terzi
Foto: Angelo Baima/ PSA