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Prefeitura de Santo André lança Escola de Governo do Executivo Andreense
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Iniciativa visa capacitar e formar servidores em gestão pública

Santo André, 9 de fevereiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André lançou oficialmente nesta quarta-feira (9), em cerimônia no Salão Burle Marx, a Escola de Governo do Executivo Andreense (Egea). O projeto de lei que cria a iniciativa foi aprovado no final de 2021 pela Câmara Municipal.

A Escola de Governo nasce com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento da formação profissional dos servidores públicos, através da estruturação de um órgão exclusivo para essa finalidade. A proposta é colocar em marcha um programa inovador no âmbito da gestão pública, buscando formar e capacitar os servidores para fortalecer a capacidade gerencial e a implementação de políticas públicas, sendo um mecanismo institucional de capacitação e treinamento capaz de formar líderes eficazes que possam definir metas, inspirar pessoas e orientar resultados sustentáveis.

“Este é um projeto repleto de significado, mais do que o conceito de capacitação dos servidores na gestão pública, aumentando ainda mais a gama de projetos da Escola de Ouro Andreense. É uma forma de manter a cidade no rumo certo a médio e longo prazo. Um dos maiores desafios é conseguir juntar as ações de urgência da cidade e ao mesmo tempo pensar no futuro, executando atividades, e é esse o intuito deste novo trabalho”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O primeiro passo será a formação do Conselho Gestor, que terá membros natos de diferentes secretarias e diretorias, além dos membros eleitos, oriundos do corpo de servidores estatutários. O presidente da Escola de Governo será o prefeito Paulo Serra. Dentro da formação e capacitação dos servidores estão estipulados oito programas e 27 projetos, contando ainda com o apoio da Fundação Santo André.

Como destaque está o programa “Servidor do Futuro”, onde através de concurso público serão contratados trainees. Metade da carga horária de trabalho será destinada aos estudos no curso de Tecnólogo em Gestão Pública, que irá durar três anos. A expectativa é de que a primeira turma seja iniciada em agosto deste ano. Outras ações passam pela formação de um Centro de Pesquisa e Fomento à Inovação Pública, além do programa de pós-graduação para os servidores efetivos da administração.

Nos próximos meses, a Escola de Governo dará andamento no plano de implantar as ações, buscando espaço físico de aulas, além de formar uma escola virtual, para abranger o maior número possível de servidores. Após a criação do Conselho Gestor, o orçamento será aprovado. O valor gira em torno de R$ 2 milhões. A expectativa é formar cerca de 3 mil servidores até 2024.

| Texto: Guilherme Mezes
| Foto: Angelo Baima/PSA

Fonte: Guilherme Menezes
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