20 ABR 2022
Jardim Alzira Franco ganha neste mês nova Clínica da Família
Equipamento beneficiará cerca de 12 mil pessoas e contará com equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal

Santo André, 20 de abril de 2022 - A Prefeitura de Santo André finalizará neste mês as obras da Clínica da Família Alzira Franco. O equipamento público seguirá a padronização do programa Qualisaúde e terá equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal.

O prefeito Paulo Serra vistoriou a construção nesta quarta-feira (20) e destacou a importância desse equipamento para a região.

“Essa obra estava parada e nós conseguimos tirar do papel. Estamos na fase final e até o final do mês vamos entregar a unidade para que no início de maio já esteja funcionando. Estamos ampliando o atendimento nessa região, serão mais de 12 mil pessoas assistidas nesse território pelo programa saúde da família e com o padrão do Qualisaúde. Estamos retomando os investimentos da saúde e dando mais qualidade de vida para a nossa gente”, pontuou o prefeito.

A construção da então Unidade de Saúde da Família Alzira Franco teve início em 2011, mas foi paralisada no mesmo ano. As obras foram retomadas pela Prefeitura em setembro de 2019.

“Essa ampliação será muito importante para esse território. A atenção primária é o primeiro lugar em que a gente consegue oferecer atendimento para a população. Aqui teremos consulta com médico generalista, equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde, e com certeza vamos ampliar e conseguir cuidar da nossa gente desse território”, comentou o secretário adjunto de Saúde, Victor Chiavegato.

O equipamento possui 700 metros quadrados e contará com oito consultórios, recepção com três pontos de atendimento, salas de acolhimento, vacina, procedimentos, curativo, sutura, coleta de exames, inalação, almoxarifado, sala de observação, farmácia, administração, consultório de odontologia, sala de esterilização, sala de prontuário, copa, vestiários e sanitários. As intervenções necessárias para a finalização da obra contam com investimento de R$ 2 milhões.

No local serão realizadas consultas médicas com generalistas, consultas de enfermagem, acompanhamento e tratamentos odontológicos, visitas domiciliares, além de procedimentos de enfermagem como curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, coleta de papanicolau, administração de medicamentos, teste rápido de gravidez, sífilis, hepatite B/C e HIV, Covid-19, atividades coletivas e dispensação de medicamentos.

Autor: Rafaela Mazarin