28 ABR 2022
CULTURA
Escola Livre de Cinema e Vídeo recebe oficina de animação stop motion nesta quinta-feira
 Atividade gratuita, destinada a maiores de dez anos, terá como tema obra do pintor Candido Portinari

Santo André, 27 de abril de 2022 – Nesta quinta-feira (28), a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) recebe a oficina de stop motion. A atividade, realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), através do Ponto MIS, terá como tema ‘Portinari, uma Infância em Movimento’, e será ministrada por Marta Russo. Na oficina os participantes farão uma releitura das obras do pintor Candido Portinari que retratam sua infância através de um filme de animação com a técnica stop motion.

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma seqüência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições, possibilitando assim a idéia de movimento. Isso se dá devido ao fenômeno da Persistência Retiniana que provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo. Utilizando recortes de papéis coloridos a oficina pretende dar "vida" aos quadros de Portinari.

Para participar é necessário ter um celular com o aplicativo Stop Motion Studio (gratuito), além de papeis coloridos, revistas, tesoura, cola, régua, lápis e borracha. No total são oferecidas 25 vagas. Podem participar pessoas com mais de 10 anos de idade. Os interessados devem enviar nome, endereço e telefone para inscrições@elcv.art.br utilizando no título: Portinari – stop motion. A oficina será realizada na ELCV, na Avenida Utinga, 136, na Vila Metalúrgica.

Candido Portinari – Portinari é considerado um dos maiores pintores brasileiros. Nascido na cidade de Brodósqui, no interior de São Paulo, em 29 de dezembro de 1903, é conhecido por pintar o homem do campo de pés descalços, os lavradores de café, a lida das mulheres, os sofrimentos dos retirantes e a miséria. Mas também soube, através de cores e formas vivas, retratar as crianças de sua cidade e seus jogos infantis.

Sobre a oficineira – Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion no Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), nas unidades do SESC, Casas de Cultura, escolas e bibliotecas. Ministrou oficinas nos maiores festivais e mostras de cinema: Kinoforum, Cinefantasy, Animage.

Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Participou do Congresso Internacional sobre Participación, Políticas Sociales y Protección de la Infancia apresentando o trabalho "Stop motion- Comunicação, protagonismo e ludicidade", realizado na Espanha.

Autor: Marcos Imbrizi