28 ABR 2022
Santo André promove nova ação integrada entre forças policiais
Por volta de 120 profissionais, somando Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, estão pelos bairros andreenses em operação

Santo André, 28 de abril de 2022 – Formando mais uma operação conjunta, a Guarda Civil Municipal de Santo André, Polícia Militar e Polícia Civil deflagraram nova ação contra os criminosos nesta quinta-feira (28) em saída realizada do Paço Municipal. Cerca de 120 profissionais, em 60 viaturas, estão averiguando os mais diferentes bairros da cidade com foco em intensificar rondas, bloqueios e abordagens em uma atividade frequente na redução dos índices de criminalidade.

“Não vamos sossegar enquanto não oferecermos segurança ampla aos nossos munícipes, apesar de ser uma responsabilidade do Governo do Estado. Em Santo André buscamos ajudar, unir forças e trazer soluções, e esta operação é mais uma dentro desse cronograma de combate ao crime. Nossa Guarda Civil é reflexo de qualidade e preocupação com o andreense”, diz o prefeito Paulo Serra.

Para colaborar na trajetória de queda destes índices, essencialmente aos que atentam à vida, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, destaca a estrutura de viaturas, motos e bases móveis, além dos GCMs, nas ações realizadas.

A ação ostensiva desta quinta-feira vai percorrer os bairros e os principais eixos comerciais e de ligação da cidade com áreas no limite com outros municípios, realizando o trabalho com os bloqueios policiais, averiguações de motos e automóveis de passeio, além do combate ao tráfico de drogas. Todas as operações que são realizadas na cidade levam em conta uma criteriosa análise através de reuniões periódicas das forças policiais no Centro de Operações Integradas (COI).

A administração segue investindo em busca de oferecer mais segurança aos cidadãos. Neste ano, a Prefeitura anunciou um pacote de reforços, trazendo o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas.

Também está prevista a instalação de 500 novas câmeras pela cidade, aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros e criação de um projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança. Além disso, o concurso público para a contratação de novos 30 guardas civis segue em curso.

| Texto: Guilherme Menezes
| Foto: Angelo Baima/PSA