05 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André retoma parceria para reforçar planejamento estratégico na rede municipal
Organização Parceiros da Educação realizou workshop nesta quinta-feira visando a construção e estruturação de planos de ação
Santo André, 5 de maio de 2022 – Com o objetivo de proporcionar formação integral de qualidade aos alunos, valorizar os educadores e contribuir para políticas públicas educacionais a partir de planejamento estratégico na rede municipal, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, dá continuidade neste ano ao convênio firmado com a organização Parceiros da Educação. A partir do programa Redes Parceiras, 950 professores da rede, de 1° ao 5° ano, e mais de 200 gestores são envolvidos.

"Celebramos uma importante parceria com a Organização. A nossa rede ganha muito com essa iniciativa repleta de seriedade e competência. Investimento na Educação que faz a diferença no País", enfatizou a secretária de Educação, Cleide Bochixio.

A iniciativa teve início este ano no mês de abril a partir de processos formativos síncronos com professores dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental, além de formação presencial com assistentes pedagógicos, diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino.

Nesta quinta-feira (5), o Centro de Formação de Professores Clarice Lispector foi palco de um workshop que teve como foco construir uma ferramenta de gestão visual que possibilite a construção e estruturação de um plano de ação, a partir da missão, visão e valores da Secretaria de Educação e os objetivos estratégicos que a pasta pretende atingir.

A partir de um mapa estratégico, o workshop abordou os seguintes tópicos: Construção da visão de futuro; Definição de temas estratégicos, eixos e objetivos, além de estabelecer relações de causa e efeito.

O diretor geral da Parceiros da Educação, Rafael Machiaverni, comemorou a adesão da Secretaria de Educação de Santo André. “Chegamos aqui na cidade no final de 2021 e começamos 2022 colocando em prática nossa proposta. Este ano completamos 18 anos de trabalho sempre contando com o apoio de empresários para contribuir com a formação no desenvolvimento de nossos pilares”.

Na proposta do plano de ação de 2022 serão trabalhadas questões como avaliação diagnóstica para professores e alunos, mapa estratégico com foco no plano pedagógico, gestão de resultados, acompanhamento e monitoramento, formação assíncrona e formação presencial.
Autor: Caroline Terzi