13 MAI 2022
OBRAS PÚBLICAS
Programa Banho de Luz avança e chega aos bairros Sacadura Cabral e Vila Palmares
Iniciativa inovadora já modernizou mais de 50% da iluminação pública de Santo André, com instalação de lâmpadas de LED
Santo André, 12 de maio de 2022 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, deu início nesta quinta-feira (12) à modernização da iluminação pública na região da Vila Palmares e Sacadura Cabral.

Com o avanço do programa Banho de Luz, cerca de 1,2 mil luminárias das ruas da região serão trocadas por equipamentos que possuem lâmpadas de LED.

O programa Banho de Luz prevê também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham o controle de todos os 53 mil pontos luminosos distribuídos por mais de 1,3 mil quilômetros de vias.

"Uma rua bem iluminada resulta em mais qualidade de vida, representando na prática mais segurança para a nossa gente, além de economia de recursos públicos. Essa lâmpada ilumina melhor e é mais eficiente. Nosso objetivo é chegar com iluminação de LED em toda a cidade até o final de 2024", destaca o prefeito Paulo Serra.

Com investimento em tecnologia e georreferenciamento, as equipes de iluminação podem detectar e registrar falhas com o telemonitoramento, além de contar com um sistema para registros dos chamados recebidos pelo call center da iluminação pública e dos equipamentos móveis utilizados pelas equipes de ronda.

A implantação de iluminação de LED garantiu economia de R$ 5 milhões no valor gasto em consumo de energia anualmente, o que permitirá cumprir, com recursos próprios, o Plano de Metas do município, que prevê 100% de cobertura do projeto de modernização nos próximos dois anos e meio.

Os próximos bairros beneficiados serão Jardim Utinga, Jardim das Maravilhas, Jardim Santo Antônio, Vila Matarazzo, Vila Alto Santo André, Vila Lucinda, Parque Erasmo e Parque Novo Oratório.

A Prefeitura de Santo André mantém à disposição da população, 24 horas por dia, sete dias por semana, o call center da iluminação, um importante instrumento de comunicação com as equipes de manutenção, pelo telefone 0800-7742100.

Neste número, ao registrar um protocolo, o munícipe é avisado por SMS quando o chamado entrar no sistema e o serviço for executado. Para uma lâmpada queimada, o prazo de reparo é de até 24 horas. Para locais com mais de quatro lâmpadas com problemas, o prazo é de até 72 horas.

Autor: Anderson Afonso