16 MAI 2022
Paranapiacaba recebe 30 mil pessoas em evento de retomada do turismo místico
Público lotou a vila inglesa de Santo André nos três dias da 17ª Convenção de Bruxas e Magos
Santo André, 16 de maio de 2022 – A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, recebeu nos dias 13, 14 e 15 de maio (sexta, sábado e domingo), a 17ª Convenção de Bruxas e Magos, o maior evento da América Latina voltado ao segmento. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, não pode ser realizado em 2020 e 2021 por conta da pandemia, mas voltou com força total.

As cerca de 30 mil pessoas que passaram pelo local puderam curtir, além da tradicional gastronomia da Vila, muita música, rituais, palestras, trilhas e vivências.

O comércio local também comemorou a retomada dos grandes eventos em Paranapiacaba. Durante todo o final de semana, hospedagens, restaurantes, cafés, bares, bistrôs e feiras registraram um grande aumento nas vendas, sendo necessário até estender o horário de atendimento para o período da noite com o objetivo de dar conta da alta demanda.

“Este grande sucesso é resultado das parcerias concretizadas com entidades como a Associação Brasileira de Bruxaria e aos investimentos que temos feito para melhorar as condições da Vila, capacitando os comerciantes, investindo na manutenção e trabalhando para oferecer os melhores serviços e infraestrutura. Essa retomada das atividades na Vila com grande presença de público nos anima a buscar ainda mais novidades para os turistas”, explica o secretário adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Audino.

A Convenção também arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos pelo Fundo Social de Solidariedade a entidades assistenciais do município.

Na sexta-feira 13, houve a tradicional procissão, que percorreu as diversas ruas da Vila de Paranapiacaba anunciando que o final de semana prometia ser de grande movimento. O ritual que acendeu o caldeirão contou com grande emoção do público presente, que celebrou a vida.

No sábado (14), as atividades foram iniciadas logo pela manhã. Um grupo de ciganas recebeu o Expresso Turístico, que saiu da Estação da Luz e chegou até a Vila. As atividades e rituais ocorreram com os maiores nomes do mundo espiritualista e esotérico até a noite. O Museu Castelo e a Casa da Família Ferroviária ficaram abertos até as 20h.

No domingo (15), a programação seguiu com danças, rituais e atendimentos. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Bruxaria em parceria com a Prefeitura de Santo André.

Autor: Anderson Afonso