Santo André, 28 de abril de 2025 - O programa de Turismo Industrial e Inovação de Santo André alcançou a marca de mil visitantes desde sua criação em 2019. A ação é responsável pela organização e promoção de visitas monitoradas a indústrias, empresas e instituição inovadoras, com o objetivo de promover conhecimento sobre as suas estruturas, organizações institucionais, formas de produção e meios para desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.
Atualmente o programa conta com a participação do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e das empresas Solvay, Braskem, Cervejaria Madalena, Cofip ABC e Unipar. A iniciativa tem ainda parceria institucional junto ao Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) e da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), para fomento à divulgação do programa.
Os interessados no programa de Turismo Industrial e de Inovação de Santo André podem obter mais informações acessando a página
https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/turismo-industrial/
“Para as empresas, participar do programa é uma ótima oportunidade de expandir a imagem da corporação para instituições de ensino e pesquisa e outros visitantes, gerando maior aproximação com a comunidade. Além disso, o turismo industrial estimula o networking com os visitantes e amplia as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino – principalmente ensino superior – e as empresas instaladas na cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Além de técnicas, as visitas podem ser de lazer, como é o caso do beer tour na Cervejaria Madalena.
A partir de um movimento regional que busca estabelecer as cidades do ABC como destino de turismo de negócios, Santo André lançou oficialmente seu programa municipal em abril de 2019, após visitas experimentais realizadas no ano de 2018. Em 2024 foram realizadas 10 visitas com 220 beneficiados e neste ano uma foi realizada uma visita de 36 alunos da Escola Estadual Amaral Vagner, de Santo André, à empresa Unipar.
Pesquisa de Percepção do Turismo – O turismo ajuda no desenvolvimento econômico da cidade para 71,54% das pessoas que responderam à Pesquisa de Percepção do Turismo (2024-2025), realizada anualmente pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com os municípios. Apenas 1,83% discorda totalmente desta premissa.
O questionário, online, em que os participantes assinalavam se concordavam totalmente, ou parcialmente ou se discordavam totalmente ou parcialmente das afirmações, foi respondido por 218 pessoas, sendo que 57,87% desse total são mulheres e a idade média dos participantes é de 46 anos.
A maioria dos participantes (72,8%) concorda totalmente que o turismo cria oportunidades de emprego e renda para os moradores da cidade, sendo que neste caso 1,84% discorda totalmente.
O turismo facilita o acesso da população às atrações locais é uma afirmação com a qual 43,78% concorda plenamente e 26,28% concorda parcialmente. Já 4,61% dos participantes discordam totalmente dessa afirmação.
A maioria dos participantes (20,64%) discorda totalmente que o turismo gera trânsito na cidade e 15,14% concorda totalmente. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos participantes da pesquisa (32,11%) concorda que as autoridades locais implementam políticas públicas para promover o turismo sustentável na cidade.
O levantamento tem o objetivo de fornecer uma base sólida para os gestores de turismo medirem e monitorarem a satisfação local com o turismo, bem como a percepção dos habitantes sobre os impactos socioambientais, culturais e econômicos, para garantir que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores da sua população.
A pesquisa está disponível na íntegra no link
https://www.turismo.sp.gov.br/pesquisa-de-percepcao-do-turismo-2024-2025
Texto: Paola Zanei
Foto: Divulgação