19 MAI 2022
Cia. Clarín de dança apresenta ‘Ou 9 ou 80’ neste sábado no Cine Carlos Gomes
Apresentação será às 15h, com entrada franca; às 10h30 a professora Lucilene Trinca fará uma aula de danças circulares
Santo André, 19 de maio de 2022 – A Cia. Clarín de Dança apresenta o espetáculo ‘Ou 9 ou 80’ neste sábado (21), às 15h, no Cine Theatro Carlos Gomes. Antes, às 10h30, o espaço terá aula aberta de danças circulares com a professora Lucilene Trinca. As apresentações têm classificação livre, com entrada franca.

‘Ou 9 ou 80’ faz referência às nove mortes em Paraisópolis, em São Paulo, e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, no Rio de Janeiro. Utilizando essa linha de acontecimentos nessa parceria entre São Paulo e o Rio de Janeiro, o espetáculo leva ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades.

A apresentação utiliza letras de funk para narrar as tristes histórias ocorridas nas periferias das cidades, ao mesmo tempo que mostra as modificações dos movimentos do funk ao passinho, e busca entender onde ocorreram estas mudanças, tanto na dança quanto na música.

O espetáculo traz ainda as dificuldades apresentadas na vida de muitos jovens periféricos, passando pelo preconceito, racismo, homofobia, gordofobia e desigualdade social, mostrando que mesmo com todas essas dificuldades, eles encontram nesses acontecimentos lugares de inspiração e motivação para seguir na luta diária de viver, e viver da arte e da dança.

‘Ou 9 ou 80’ traz a necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade contada através das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. É um espetáculo que busca reverberar a dança urbana no coração de cada um, e mesmo com todas as dificuldades, celebrar a beleza da vida.

A ação faz parte de projeto contemplado pelo Proac Expresso Editais Nº 05/2021 – Circulação de espetáculos de Dança, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

História - A Clarín Cia. de Dança, dirigida por Kelson Barros, existe desde 2009, iniciada na universidade, no curso de dança, criada para realizar pesquisas e apresentações das mitologias dos orixás. Em 2013 o Núcleo sofreu alterações que dão origem à identidade da companhia – as manifestações populares do Brasil.

Em 2017 tem o projeto “CEBOLA – cascas de um todo” selecionado para fazer uma circulação pelo município de São Paulo. Em 2020 estreia o trabalho ‘Ou 9 ou 80’, e no final deste mesmo ano, o espetáculo “Da Cor De Cobre”, projeto aprovado na 30° Edição do Fomento à Dança de São Paulo.

Dança circular - Ainda neste sábado, às 10h30, o Carlos Gomes recebe a professora Lucilene Trinca para uma aula aberta de danças circulares. Atividade gratuita e aberta ao público.

Serviço:
Atrações do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Data: 21/5/22 (sábado)
Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 - Centro

10h30 - Aula aberta de dança circular com a professora Lucilene Trinca 15h – Espetáculo ‘Ou 9 ou 80’, com a Cia. Clarín de Dança

Classificação: livre

| Texto: Marcos Imbrizi