Evento acontece neste sábado, às 14h; publicações falam da memória afetiva, histórica e social da autora que atuou no projeto Territórios de Cultura, entre 2017 e 2019
Santo André, 4 de julho de 2025 - A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, recebe neste sábado (5), às 14h, a atriz, arte-educadora e pesquisadora andreense Lígia Helena (@aligia_helena) para o lançamento de seus dois novos livros: “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”.
As publicações apresentam uma narrativa construída a partir da memória afetiva, histórica e social da autora, com base na experiência vivida entre 2017 e 2019 como educadora no programa Territórios de Cultura, da Secretaria de Cultura de Santo André, atuando no CEU Marek.
Lígia Helena, que já escreveu os livros “Pupa - contos fantásticos e outras narrativas sobre adolescências” e “Urucum: as árvores não têm culpa”, baseou as obras em sua pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
No livro “Teatro, afeto e adolescências periféricas”, a autora escreve o que chama de “Pistas para uma escrita sobre uma pedagogia do afeto”, traçando linhas entre a experiência de vínculo formadas com dez adolescentes (hoje jovens) periféricos moradores do Jardim Marek e região e de sua própria formação como educadora no encontro com eles.
Já no livro “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, contos, cenas, poesias e crônicas narram o testemunho de uma educadora de teatro do processo de tornar-se adolescente, e, inevitavelmente, adulto quando se é um ‘sujeito periférico’.
O evento terá apresentação de educadores que integraram o curso “Teatro, educação e afeto”, ministrado em 2025 por Lígia Helena e Paulo Gircys, da Cia. Estrela D’Alva, na UFABC (Universidade Federal do ABC).
Será realizada uma partilha de textos, imagens, cenas e reflexões desenvolvidos no curso, que teve como foco o cuidado com o educador, a partir de referenciais como Paulo Freire, bell hooks (autora americana conhecida por seus escritos sobre racismo, feminismo e crítica social, que usou a grafia minúscula de seu nome para chamar a atenção para seu trabalho) e práticas contra-coloniais. A programação conta com uma apresentação musical de Niel Pimenta, músico, arte-educador e ex-aluno de Lígia Helena no CEU Marek entre 2017 e 2019.
As obras foram publicadas pela editora Me Parió Revolução e o projeto tem apoio do Departamento de Cultura da UFABC, do Grupo de Estudos ECOAR (EACH-USP) e foi contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.
Serviço:
Lançamento dos livros “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, com Lígia Helena e a Cia. Estrela D’Alva de Teatro
Data: 5/7 (sábado)
Horário: 14h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 - Centro - Santo André
Classificação livre
Entrada gratuita
-| Texto: Luciana Gandelini e Paola Zanei
-| Fotos: Divulgação
Fonte: Secretaria de Cultura
Autor: Paola Zanei