Santo André, 3 de dezembro de 2025 - A geometria da obra de Luiz Sacilotto e o trabalho de outros artistas como Ricardo Reis, João Suzuki e Romeu Mizuguchi ganharam novas versões acessíveis, voltadas a pessoas com deficiência.
As nove obras fazem parte do acervo de artes visuais de Santo André e integram a exposição Presenças Sensíveis, que teve início nesta quarta-feira (3), no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Os recursos de acessibilidade incluem versões táteis das originais, audiodescrição ou textos com conteúdos ampliados.
A mostra Presenças Sensíveis pode ser visitada gratuitamente até o dia 7 de fevereiro. A exposição, que evidencia o compromisso das políticas públicas de Santo André com a promoção da acessibilidade cultural, é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. O lançamento da mostra é parte da programação da Virada Inclusiva de Santo André, que continua até 7 de dezembro, em vários equipamentos da cidade.
O acervo do município é composto por obras premiadas a cada edição do Salão de Arte Contemporânea de Santo André, que neste ano chegou à 52ª edição. São obras que passam por um rígido crivo da comissão julgadora.
As obras do acervo selecionadas para esta mostra são Banana e Água de Côco, de Ricardo Reis; C9662, de Luiz Sacilotto; K7, de Romeu Mizuguchi; Marjorie, de Reynaldo Candia; Máquina e Cidade, de Allan Kardec; Amanhecido/Menino, de João Suzuki; Brasiliana I, de Antonio Henrique Amaral; Argentina 3x1 – Gostinho de Tetra, de Walter Miranda; e sala#16, de Renato Rios.
Virada Inclusiva - A Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, realiza entre os dias 1º e 7 de dezembro, a Virada Inclusiva 2025, se unindo a 50 municípios paulistas que estão aderindo à iniciativa encabeçada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O objetivo é dar destaque à importância do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, com a promoção e o incentivo à participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas.
Ainda nesta semana, a Virada Inclusiva vai promover uma roda de conversa sobre a importância da audiodescrição nas artes, no CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), na sexta-feira (5), às 14h. Essa atividade é realizada em parceria com o Programa de Apoio Emocional do CVV (Centro de Valorização da Vida). É necessário realizar inscrições antecipadas.
No domingo (7), das 9h30 até as 11h, o Parque Celso Daniel recebe o primeiro ‘Encontro de cães-guias e seus tutores’. Também é preciso se inscrever antecipadamente. Além disso, as escolas da rede municipal de ensino promoverão atividades em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência durante toda a semana.
A programação completa pode ser conferida em
https://portais.santoandre.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia/virada-inclusiva/
Serviço
Exposição Presenças Sensíveis
Visitação até 2/2/26
Horários: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábado, das 10h às 15h
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 - Centro - Santo André
Entrada gratuita
-| Texto: Paola Zanei
-| Fotos: Alex Cavanha/PSA