Equipes encontraram carro roubado sendo cortado e apreenderam peças sem procedência
Santo André, 3 de dezembro de 2025 – A Guarda Civil Municipal de Santo André e o Detran-SP realizaram uma operação conjunta nesta quarta-feira (3) que resultou em uma prisão, na descoberta de um carro produto de roubo que estava sendo cortado, na apreensão de peças automotivas e no fechamento de dois desmanches que operavam sem o devido credenciamento.
Durante a fiscalização, em ambos os comércios – um deles localizado na Avenida Varsóvia e outro na Rua Oratório –, foi constatada ausência de autorização legal para exercício da atividade comercial. Além disso, observou-se a falta de procedência de peças automotivas armazenadas nos interiores dos estabelecimentos, ocasionando a recolha do material.
“Essa operação conjunta entre a nossa Guarda Civil Municipal e o Detran reforça o compromisso de Santo André com a tolerância zero ao crime e ao desrespeito às leis. Não permitiremos que desmanches irregulares e atividades criminosas coloquem em risco a segurança da nossa população. Com tecnologia, integração das forças de segurança e ações estratégicas, estamos reduzindo indicadores criminais e garantindo uma cidade cada vez mais protegida e preparada. Seguiremos firmes nesse trabalho”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
A comercialização de produtos com origem ilícita é um crime que consta no Código Penal, no artigo 180, e prevê detenção de um a quatro anos em caso de flagrante, além de multa, aplicável tanto para quem comete o delito quanto para quem revende estes itens.
Durante a ação, foi solicitada a presença do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em razão do descarte irregular de óleo de motor no solo (poluente que contamina solo, água e pode afetar o metabolismo de organismos) por parte de um dos estabelecimentos, considerado infração ambiental.
O responsável pelo descarte do óleo foi autuado em flagrante pela fiscalização. O Semasa analisará o impacto do crime contra o meio ambiente para indicar possíveis desdobramentos, que poderão levar a outras medidas de reparo ambiental, além de advertência e multa já aplicáveis.