Escola Municipal de Iniciação Artística promove fazer colaborativo e criativo por meio da integração da dança, artes visuais, música e teatro
Santo André, 29 de novembro de 2025 - A Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, em Santo André, realiza nos dois próximos domingos a sua tradicional mostra de processos que acontece todo final de ano. No dia 30, o evento será realizado no Teatro Conchita de Moraes, em Santa Teresinha. No dia 7, a mostra chega ao Teatro Municipal Maestro Flávio Florence, no Paço Municipal.
Cerca de 150 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos participaram de cursos da Emia em 2025. “A Mostra de Processos 2025 da Emia Aron Feldman é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano com as turmas de música, teatro, dança e artes visuais. Mais do que uma apresentação final, o evento celebra a jornada de aprendizado de nossas crianças e adolescentes”, diz Alfredo Zaine, coordenador pedagógico da escola.
Fiel à filosofia da escola, o foco da mostra permanece no processo pedagógico, oferecendo um retrato das atividades realizadas e respeitando as potencialidades de cada aluno. “Nesta edição, apresentaremos um conjunto de atividades que integra música, dança e teatro, demonstrando a força expressiva da iniciação artística através do diálogo entre as linguagens”, acrescenta.
A Emia Aron Feldman foi criada em 1990 com uma proposta artística e pedagógica focada no acesso de crianças e adolescentes a práticas artísticas integradas, estimulando a criatividade, o convívio, a expressão e a linguagem poética. A ideia é promover o protagonismo da criança, com o fazer colaborativo e criativo, através da integração entre as linguagens artísticas (artes visuais, música e teatro).
Atualmente a Emia atende crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos nas linguagens artísticas, e maiores de 17 anos e adultos nas turmas de cerâmica. As linguagens desenvolvidas na escola são divididas em Módulos de Iniciação Artística (Mias) baseados nas idades, e contam com até quatro artistas educadores diferentes interagindo simultaneamente ou sucessivamente em uma mesma turma. As aulas acontecem uma ou duas vezes por semana de acordo com a faixa etária.
Neste domingo (30), às 9h30, terão início as apresentações de música, dança e teatro dos alunos da Mia 0, 1 e 2 , ou seja, com idades entre 5 e 12 anos, no Teatro Conchita de Moraes. A apresentação vai contar com os alunos da oficina Primeiros Takes da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV). No domingo seguinte, no dia 7, o Teatro Municipal Maestro Flavio Florence recebe os alunos da Mia 3, que tem idade entre 13 e 16 anos, para um espetáculo de música e dança, a partir das 10h.
Serviço:
Mostra de Processos da Emia
Mia 0,1 e 2
Data: 30/11 (domingo)
Horário: a partir das 9h30
Local: Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa - Santa Teresinha
Mia 3
Data: 7/12 (domingo)
Horário: a partir das 10h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro