31 MAI 2022
Trabalho da Defesa Civil com fantoches em escolas municipais de Santo André já atendeu 2,6 mil alunos
Andrezinho e a Turma da Defesa Civil são parte do elenco com personagens batizados por nomes de bairros da cidade
Santo André, 30 de maio de 2022 – A Prefeitura de Santo André, por meio do projeto “Andrezinho e a Turma da Defesa Civil”, em apenas um mês e meio de existência, já atendeu 2,6 mil alunos da rede municipal de ensino da cidade. O projeto faz parte das ações preventivas do Departamento de Proteção e Defesa Civil, para a redução de riscos e desastres.

Andrezinho e Umbertinho, manipulados por dois funcionários da equipe, alertam a criançada, de maneira lúdica, sobre a prevenção a acidentes e desastres naturais.

“Essa iniciativa nos enche de orgulho e reforça o sentimento de amor pela nossa cidade. A educação para a redução de riscos é um dos grandes pilares para a mudança cultural, com ações de prevenção e preparação para o enfrentamento de desastres. Este trabalho promovido pela Defesa Civil é exemplar e mostra o carinho e cuidado com a nossa gente”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A partir desta quarta-feira (1º/6), o projeto entra em nova fase e começará a ensinar a criançada sobre os perigos e riscos da época mais seca do ano. No período de estiagem, além do risco da falta de água por causa da diminuição das chuvas, também há a questão da baixa umidade relativa do ar, que favorece o aumento das doenças respiratórias e aumenta a probabilidade de incêndios florestais. A proibição e os perigos da soltura de balões também fazem parte do conteúdo passado para as crianças.

Soltar balões é crime e pode provocar grandes desastres, com a destruição de florestas inteiras e, consequentemente, a morte de animais, degradação de nascentes, interferência no transporte terrestre e aéreo, distribuição de energia, além de risco de queda em habitações construídas com material mais precário, o que pode por em risco a vida das pessoas. A questão do descarte irregular de resíduos e a queima de lixo também serão tratados com os alunos.

O município de Santo André participa da iniciativa Construindo Cidades Resilientes-2030 (MCR2030) do UNDRR (United Nations Office for Disaster Risk Reduction), buscando melhorar de forma tangível e mensurável sua resiliência ao risco. A Prefeitura de Santo André acredita que o investimento em medidas de redução de risco de desastre é mais eficiente, eficaz e efetivo, do que a concentração de recursos exclusivamente em esforços de alívio, recuperação e reconstrução pós-desastres. A mudança cultural é necessária e esse trabalho começa e deve ser mais enfatizado na escola.
Autor: Anderson Afonso