08 JUN 2022
DESTAQUES
Defesa Civil de Santo André inicia Operação Estiagem
Ação visa diminuir riscos no período mais seco do ano
Santo André, 8 de junho de 2022 - A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, iniciou nesta quarta-feira (8) a Operação Estiagem, iniciativa que contempla ações de prevenção voltadas ao período do ano em que há menos ocorrência de chuvas.

O plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na prevenção e resposta a emergências e desastres relacionados à estiagem, visando a preservação da vida humana, do patrimônio e do meio ambiente.

A iniciativa ocorre no período em que a umidade relativa do ar é menor e as probabilidades de incêndios em áreas verdes e em moradias localizadas no seu entorno aumentam, principalmente em localidades de maior vulnerabilidade social.

“Com a implantação deste plano, vamos desenvolver um conjunto de medidas com foco na prevenção, com atendimentos emergenciais e assistenciais para preservar a qualidade de vida. Santo André é referência em ações preventivas e a nossa Defesa Civil desempenha papel fundamental na proteção da nossa gente, sempre se antecipando aos problemas e minimizando seus efeitos”, diz o prefeito Paulo Serra.

A Operação Estiagem reforça a presença de Santo André como participante da ONU Making Cities Resilient 2030 – Construindo Cidades Resilientes, iniciativa da Organização das Nações Unidas visando tornar municípios mais seguros e evitar riscos.

O plano de contingência para o período de estiagem inclui ações de educação, prevenção e resposta, otimizando os meios humanos e materiais, seja do poder público municipal, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. O programa foi desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres.

Outra iniciativa importante é o treinamento de servidores para o combate a incêndios florestais. A previsão é treinar cerca de 300 servidores, com o intuito de prepará-los para o combate a focos iniciais de incêndio, evitando grandes desastres. O treinamento, além de dar orientações sobre técnicas de combate ao fogo, visa motivar e estimular o servidor a tomar medidas preventivas, sendo um multiplicador de boas práticas em sua casa e com as pessoas ao seu redor.

Entre as ações do plano, estão ainda a orientação à população quanto às medidas destinadas à promoção e recuperação da saúde, a partir do acompanhamento dos índices de umidade relativa do ar; apoio ao Corpo de Bombeiros com medidas antecipadas à deflagração de focos de incêndios em coberturas vegetais; sensibilização e informação em relação ao perigo da soltura de balões, queima de resíduos, queima de vegetação em terrenos e lotes, pontas de cigarros acesas e economia de água, entre outros.

O acompanhamento do índice de Umidade Relativa do Ar (URA) é a base fundamental do plano de contingência para o período de estiagem de Santo André, seguindo parâmetros internacionais para o desencadeamento de ações, estabelecidos pela Organização Mundial de Meteorologia, pela Organização Mundial de Saúde, e pela Organização Internacional de Proteção Civil, e está estruturado em quatro níveis, indicando, progressivamente, a possibilidade de ocorrências de incêndios em coberturas vegetais e danos à saúde da população.

É importante lembrar que a população não deve jogar lixo em locais inadequados, não queimar resíduos, não fazer fogueiras ou colocar fogo em vegetação, não soltar balões que podem causar grandes incêndios e danos à toda a população, além de ser crime ambiental. Para informações e solicitações, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.