Parque Tecnológico de Santo André participa de encontro internacional de Ecossistemas de Inovação
ELI Summit 2022, realizado entre os dias 8 e 10 de junho, em Recife, reuniu representantes de Ecossistemas Locais de Inovação do Brasil e do mundo
Santo André, 13 de junho de 2022 - O Parque Tecnológico de Santo André participou, ao lado de representantes de ecossistemas de inovação do Brasil e do mundo, do ELI Summit 2022, realizado pelo Sebrae entre os dias 8 e 10 de junho, no Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas do Brasil com as lideranças internacionais do setor para promover o incentivo a novas perspectivas e a conexões que acelerem o surgimento e desenvolvimento sustentável de ecossistemas de inovação no Brasil.
"Foi uma experiência incrivel poder nos conectar e trocar experiências com outros ecossistemas de inovacão de Sao Paulo, do Brasil e do Mundo. Sem dúvida, a participação deste encontro, atendendo a um convite do Sebrae, fortalecerá a nossa rede de inovacão e aumentará as possibilidades de colaboração para vencer os desafios para obter ganho de competitividade das empresas de Santo André e de toda a regiao do Grande Abc”, disse o diretor técnico do Parque Tecnológico de Santo André, Ricardo Magnani.
Durante os três dias do encontro, o evento proporcionou um ambiente de imersão em experiências inovadores internacionais com dinâmicas para inspirar os participantes, incentivar transferência de tecnologias e a promoção de acordos de cooperação internacionais. Com a curadoria internacional do presidente do Parque de Inovação de La Salle – Universidade Ramon Llull, Josep Miquel Pique, o evento contou com participantes internacionais e referência no Brasil e no mundo para discutir os desafios e oportunidades para fortalecer os ecossistemas locais de inovação, o desenvolvimento de clusters e a importancia de talentos para o desenvolvimento local.
Entre os palestrantes estiveram Ebert Chen, de Turspak, na China, Mariana Lubanski, da Science City, na Dinamarca, e Ricardo Huguet da FundaciónCiência, na Espanha. O encontro contou ainda com workshops de transferências tecnológicas e cases internacionais,e matchmaking com participantes, e agendamentos entre os mecanismos de negociação de acordos nacionais e internacionais.
“A participação de Santo André nesse grande evento confirma e reforça a forte crença que temos no poder das conexões, na importância das trocas, das parcerias e mostra que o que está sendo realizado em Santo André é exatamente aquilo que está sendo discutido pelo Brasil e no mundi, em relação Às tendências nos segmentos de tecnologia e inovação. Santo André está trilhando exatamente o mesmo caminho que está sendo trilhado por todos”, reforçou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, que agradeceu a oportunidade de participação proporcionada pelo Sebrae, sem custo para os cofres públicos.
O secretário acrescentou que o trabalho realizado no município está se refletindo em reconhecimento por meio de premiações, como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na noite da última quinta-feira (9), em São Paulo, e que teve Santo André como vencedor na categoria Desburocratização, e o título de Referência Nacional em transformação digital, oferecido pelo prêmio Transformação Digital Brasil Oziris Silva 2020/2022,organizado pelo instituto MicroPower. Bem como colocações em posições de destaque em índices como o ´Índice de Concorrência dos Municípios (ICM)” , divulgado pelo Ministério da Economia. Nesse levantamento, Santo André ficou entre as 20 melhores cidades do país, e foi a melhor colocada no ABC, ficando atrás apenas de Sorocaba, Birigui, São Paulo, São José dos Campos e Ribeirão Preto no recorte Estadual.
Parque Tecnológico - O Parque Tecnológico de Santo André é uma rede com governança estabelecida envolvendo a Prefeitura, entidades representativas da sociedade e universidades, faculdades, escolas técnicas e centros de pesquisa. Juntos, esses segmentos atuam em rede para o desenvolvimento tecnológico, promoção da inovação e da competitividade na região.
A partir do Parque Tecnológico e sua rede, as empresas e a sociedade em geral conseguem acessar uma ampla infraestrutura e serviços estabelecidos e em constante evolução para o desenvolvimento de iniciativas que promovam a inovação e a competitividade.
O Parque Tecnológico de Santo André também tem como grande missão ampliar o suporte ao desenvolvimento tecnológico das empresas da cidade, para que aumentem seus níveis de competitividade e com isto possam fortalecer seu posicionamento no mercado local, nacional e mundial, conforme seus objetivos estratégicos.
Atualmente o Parque Tecnológico de Santo André desenvolve os seguintes programas:
- O Hub de Inovação apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) da região, por intermédio de desafios, chamadas para colaboração, consórcios pré-competitivos e outros arranjos colaborativos. O Parque Tecnológico de Santo André mobiliza parceiros do Parque e o seu ecossistema de inovação para apoiar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade das empresas.
- O Bureau de Serviços é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta oferece mais de 120 serviços.
- CapacitaTech é uma plataforma que disponibiliza aproximadamente 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação, além de dezenas de certificações. A plataforma foi idealizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e contou com a parceria do especialista em TI&C, Jaime Linhares Laibda Júnior.
- ConectiCidade faz parte de uma iniciativa que propõe a expansão de infraestrutura de conectividade e que a cidade de Santo André seja utilizada como laboratório para testes de diferentes soluções, ligadas às questões das cidades inteligentes. O conceito de “cidades inteligentes” pode ser aplicado às cidades que se propõem a resolver os problemas urbanos apoiados na aplicação de recursos tecnológicos específicos, sobretudo telecomunicações e internet das coisas, dados e serviços (IoT) e inteligência de dados para tomada de decisão em tempo real.
- Turismo Industrial e de Inovação de Santo André promove visitas guiadas a empresas e instituições do município. Os empreendedores abrem as portas das suas empresas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura produtiva, a forma de produzir e as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados.
Texto:Paola ZAnei
Foto: Divulgação