14 JUN 2022
Santo André é o 12º município em empregabilidade no Estado
Ranking foi feito com base nos dados do Novo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, referentes ao primeiro quadrimestre de 2022
Santo André, 14 de junho de 2022 - Santo André ocupa a 12ª posição no ranking de empregabilidade de São Paulo, estado composto por 645 municípios. O levantamento foi realizado pela Gerência de Indicadores Socioeconômicos de Santo André, com base nos dados do Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, verificados nos primeiros quatro meses deste ano.

Santo André obteve no período um saldo - a diferença entre o número de admissões e de demissões - de 3.003 empregos, resultado que levou a cidade passar da posição 502 em 2021, para uma colocação entre 15 primeiros do ranking este ano. O segmento de serviços foi o principal responsável pelo resultado, com saldo de 2.876 empregos entre janeiro e abril deste ano. No mesmo período do ano passado, o setor fechou o quadrimestre com saldo negativo de 767 empregos. Levando-se em conta apenas o mês de abril, o setor de serviços apresentou saldo de 112 empregos este ano, contra um saldo negativo de 170 vagas em abril do ano passado.

A construção civil ficou em segundo lugar na geração de oportunidades no quadrimestre, registrando saldo de 417 empregos, embora no ano passado o segmento tenha registrado saldo de 975 postos de trabalho. Na comparação mês a mês, no entanto, a construção civil registrou saldo de criação de 195 vagas este ano e de 134 empregos em abril do ano passado.

A indústria também apresentou saldo positivo no primeiro quadrimestre deste ano, de 169 empregos. No mesmo período do ano passado, a indústria gerou um saldo positivo de 383 postos de trabalho. Na comparação que leva em conta apenas abril, a indústria teve um desempenho melhor em abril ano passado, com um saldo de 122 vagas. Em abril de 2022, a indústria gerou 99 empregos de saldo.

Já o comércio fechou o quadrimestre com saldo negativo, de 458 empregos no segmento. No mesmo período do ano passado, o saldo ficou em menos 588 colocações. Mas na análise que leva em conta apenas o mês de abril, o comércio reagiu este ano. O setor apresentou saldo positivo de 176 vagas, contra um saldo negativo de 213 vagas registrado em abril do ano passado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o resultado do Caged mostra o êxito dos três pilares do desenvolvimento econômico que estão sendo adotados pela gestão e estão transformando positivamente a realidade de Santo André. São a melhora do ambiente de negócios, a melhoria da competitividade das empresas e o fomento à qualificação, à inovação e à cultura empreendedora. “Esse resultado indica que estamos no caminho certo e vamos continuar firmes”, concluiu Banzato. O secretário acrescentou que parte desse sucesso está pautado no trabalho das equipes do Parque Tecnológico de Santo André,  da Sala do Empreendedor, do CPETR (Centro Público de Emprego Trabalho e Renda) e nas ações de incentivo ao turismo.

O secretário acrescentou que o trabalho realizado no município está se refletindo em reconhecimento por meio de premiações, como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor,que teve Santo André como vencedor na categoria Desburocratização, e o título de Referência Nacional em Transformação Digital, oferecido pelo prêmio Transformação Digital Brasil Oziris Silva 2020/2022, organizado pelo instituto MicroPower.

Santo André também conquistou posições de destaque em levantamentos como o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), divulgado pelo Ministério da Economia. Nesse levantamento, Santo André ficou entre as 20 melhores cidades do país, e foi a melhor colocada no ABC, ficando atrás apenas de Sorocaba, Birigui, São Paulo, São José dos Campos e Ribeirão Preto no recorte estadual.

Texto : Paola Zanei
Foto: Helber Aggio