15 JUN 2022
Via Rápida Emprego conta com 98 vagas para cursos de capacitação em Santo André
Estão abertas inscrições para os cursos de formação de transporte de cargas, transporte de passageiros e ajudante de carga e descarga
Santo André, 15 de junho de 2022 - O programa estadual Via Rápida Emprego está com 98 novas vagas para cursos de capacitação profissional em Santo André, em parceria com o SEST/SENAT e com apoio da Prefeitura. Estão com inscrições abertas os cursos de formação de transporte de cargas (24 vagas), transporte de passageiros (24 vagas) e ajudante de carga e descarga (duas turmas de 25 alunos).

Os cursos serão realizados de forma presencial na unidade andreense do SEST/SENAT, localizado na rua Vereador José Nanci, 300, Parque Jaçatuba. Os cursos contam com carga horária entre 60h e 72h.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do Via Rápida, no endereço https://www.cursosviarapida.sp.gov.br. As vagas para o curso de ajudante de carga e descarga têm inscrições até dia 30 de junho, já para as capacitações de transporte de cargas e transporte de passageiros, as inscrições são até dia 29 de julho. Ainda neste mês, o programa deverá contar com mais cem vagas, estas para os cursos de assistente administrativo e operador de empilhadeira.

Em todos os casos, o aluno poderá receber uma bolsa auxílio de até R$ 210, que facilitará a permanência e conclusão, se estiver dentro dos critérios de elegibilidade descritas no site do Via Rápida, como ter mais de 75% de frequência no curso, ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a realização do curso só é possível graças às parcerias realizadas com o Governo do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza, Escola de Ouro Andreense e, neste caso, com o SEST/SENAT. “Gostaríamos de salientar que esse também é um fruto da nossa proximidade e conexão com o Governo do Estado de São Paulo que tem estado de olhos abertos para a nossa cidade.

Anunciaram recentemente, inclusive, R$ 170 milhões para Santo André. Os cursos de capacitação profissional são muito importantes porque melhoram as condições dos nossos cidadãos e essas parcerias com o Governo do Estado e Sest/Senat são muito importantes para nós”, disse o secretário.

Juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Santo André também tem o Bolsa Trabalho, Univesp e carretas do Via Rápida Emprego. Com presença constante em Santo André, este ano o programa Via Rápida Emprego já ofertou os cursos de auxiliar de cozinha, assistente administrativo e de porteiro e controlador de acesso.

O programa Via Rápida Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. Nos cursos abertos atualmente, a iniciativa também é fruto de parceria com o SEST/SENAT, integrante do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico de Santo André. A ação tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e de formação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego.

A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de
negócios e a competitividade nas empresas.
Autor: Paola Zanei