20 JUN 2022
Santo André antecipa quarta dose de vacina contra Covid-19 para pessoas com mais de 40 anos
Imunização, que começa nesta terça, ocorrerá em formato drive-thru e será feita exclusivamente por meio de agendamento
Santo André, 20 de junho de 2022 - Pessoas com mais de 40 anos já podem receber a quarta dose da vacina contra Covid-19 em Santo André a partir desta terça-feira (21). A imunização será realizada exclusivamente mediante agendamento pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid.

As doses serão aplicadas em dois pontos drive-thru, na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 - Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23 - Vila Homero Thon).

“Antecipamos a imunização com a segunda dose de reforço, a quarta com a vacina contra a Covid-19, de pessoas com 40 anos ou mais, para levar proteção para a nossa gente. Concluir a cobertura vacinal é fundamental para frear o ritmo de contágio e desenvolvimento de síndromes gripais”, pontua o prefeito Paulo Serra.

Todos os munícipes que forem se vacinar precisam apresentar documento de identidade e comprovante das primeiras doses. A imunização ocorrerá respeitando o intervalo de quatro meses da última dose. Pessoas que contraíram Covid-19 devem aguardar intervalo de 30 dias para receber a vacina.

Outras ações - Com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas contra gripe e Covid-19 antes do inverno, período com maior incidência de síndromes gripais, a Prefeitura de Santo André iniciou mais uma ação especial de vacinação nesta segunda-feira (20). Entre os dias 20 e 24 de junho, das 9h às 16h, a estação de trem Prefeito Celso Daniel - Santo André da CPTM contará com um ponto de imunização, sem necessidade de agendamento.

A vacinação contra Covid-19 na estação da CPTM é voltada para pessoas com mais de 12 anos. No local, a quarta dose da vacina está disponível para pessoas com mais de 50 anos e profissionais da saúde, seguindo sempre o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde para aplicação entre as doses.

A vacina contra gripe está disponível para o público-alvo da campanha, formado por profissionais da saúde, idosos, crianças, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, professores e pessoas privadas de liberdade.

"Escolhemos esse ponto estratégico, onde muitas pessoas circulam, para facilitar o acesso às duas vacinas, dentro dos grupos prioritários. Caso o resultado seja satisfatório, temos expectativa de ampliar a permanência aqui pois a população tem aceitado bem", explica a biomédica do Departamento de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha.

A bancária Adriane Euzébio, de 39 anos, aproveitou a iniciativa na CPTM para completar a cobertura vacinal contra Covid-19. "Achei a ação ótima, prática e rápida, porque economizei o tempo que eu gastaria indo na Unidade de Saúde. Eu já estava aqui esperando o ônibus e, em menos de cinco minutos, já tomei", diz.

"Estou mais tranquila agora que me vacinei, ainda mais agora que os casos estão aumentando. Eu peguei Covid-19 no começo desse ano e sei que só não precisei ficar internada porque já tinha tomado as duas primeiras doses", completa.

Autor: Rafaela Mazarin