07 JUL 2022
GCM prende três, apreende drogas e dinheiro na Operação Bairro Seguro
Guardas civis promoveram ação ostensiva por duas semanas na rua Carijós, para reduzir os índices de criminalidade nesta região
Santo André, 7 de julho de 2022 – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou durante os últimos 15 dias, a Operação Bairro Seguro, na rua Carijós. A operação abrangeu os bairros Vila Linda, Jardim do Estádio e Jardim Las Vegas, com a atuação de equipes especializadas da Romo (Rondas com Motocicletas) e Romu (Rondas Ostensivas Municipais).

Durante os dias de ação ostensiva foram realizadas sete operações com os agentes da GCM, que resultou na prisão de três pessoas, sendo uma por receptação de celular roubado e duas por tráfico de drogas. Foram apreendidas 200 porções de maconha, 600 de crack e 200 de cocaína, além de R$ 395,10. Foram averiguadas ainda 41 pessoas durante os dias de operação e 40 veículos.

“O efetivo da GCM está nas ruas para dar resposta para a população que anseia por mais segurança. O nosso Comitê Integrado de Segurança (CIS) se reúne na sede do Centro de Operações Integradas (COI) para analisar e diagnosticar os dados criminais para realizar, assim, operações focadas e direcionadas em várias regiões", destacou o Secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

A Operação Bairro Seguro percorreu também as regiões de Utinga, Camilópolis, Santa Teresinha, Vila Sá e Jardim Helena, além dos três bairros atendidos nesta semana nas ações de saturação da criminalidade.

Investimentos - Neste ano a Prefeitura de Santo André lançou diversas medidas para ampliar a segurança na cidade, como aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas operações.

O pacote contempla ainda novas câmeras pela cidade, aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros e o projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.

Fonte: Daniel Betega