13 JUL 2022
Paranapiacaba recebe ações da causa animal nesta quinta
Cães e gatos receberão coleiras contra febre maculosa e vacinação antirrábica
Santo André, 13 de julho de 2022 - Paranapiacaba vai receber nesta quinta-feira (14) ações voltadas para a causa animal. A Praça Coreto do Lyra será um ponto de vacinação antirrábica, das 9h30 às 15h. Além disso, cerca de 250 animais da vila inglesa também serão encoleirados, preventivamente, contra febre maculosa.

“É muito importante poder voltar a realizar esse tipo de ação preventiva na Vila de Paranapiacaba, pois muitos moradores da região não têm como se deslocar até a Gerência de Controle de Zoonoses, que fica na área urbana da cidade. Pretendemos trazer cada vez mais os serviços oferecidos na área urbana ao alcance dos moradores da Vila”, pontuou o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

A ação contará com nove funcionários, entre eles, a veterinária da Gerência de Controle de  Zoonoses. A vacinação ocorrerá exclusivamente no posto fixo localizado na Praça Coreto do Lyra, porém o encoleiramento preventivo e a orientação de guarda responsável também serão realizados casa a casa.

O encoleiramento protege os animais contra pulgas e carrapatos, transmissores de doenças para animais e humanos, entre elas a febre maculosa. A vacinação também garante a qualidade de vida dos pets e, consequentemente, dos moradores de Paranapiacaba.

As ações são realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Bem Estar Animal, que atua na orientação dos tutores sobre a posse responsável, tratada com seriedade e comprometimento pela atual administração, que tem realizado o cadastro dos animais e registrado seus tutores.

A última ação de vacinação antirrábica e encoleiramento preventivo contra a febre maculosa em Paranapiacaba foi realizada em 2019. Devido à pandemia e necessidade de isolamento social, as iniciativas foram paralisadas e serão retomadas nesta quinta-feira.

Autor: Rafaela Mazarin