02 AGO 2022
Samu de Santo André realiza capacitação para profissionais que atuam na mobilidade urbana
Durante o treinamento foram apresentadas técnicas de reanimação e para lidar com crises compulsivas, queimaduras, ferimentos e engasgos
Santo André, 2 de agosto de 2022 - Profissionais que atuam na mobilidade urbana de Santo André receberam treinamento de primeiros socorros promovido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da cidade. A capacitação foi realizada no Centro de Educação em Trânsito, na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam técnicas de salvamento e conheceram os mecanismos para utilizar o desfribilador externo automático e fazer reanimação.

Os participantes também aprenderam em quais casos acionar o Samu e o Corpo de Bombeiros, a fazer reanimação cardiorrespiratória e lidar com casos de engasgo, crise convulsiva, desmaio, queimadura e choque elétrico.

“Apresentamos a teoria e também mostramos na prática como realmente são feitas as manobras e técnicas do que deve ser feito nos primeiros socorros. O aproveitamento foi muito bom, os participantes ficaram muito interessados no auxílio para crianças, afinal, quase todo mundo tem criança em casa ou tem contato com alguma criança. Saber como proceder nessas situações, como engasgo, por exemplo, é vital para salvar vidas”, explica o enfermeiro do Samu, Evandro Lopes, que ministrou o treinamento em parceria com a enfermeira Aline Góis e o médico Ricardo Trevisan.

Independentemente do que ocorra, como quedas, ataques cardíacos, choque elétrico ou paradas respiratórias, a assistência deve ser rápida. Por isso, ter conhecimentos técnicos sobre o assunto é muito importante. Noções de primeiros socorros podem garantir que uma vida seja salva e este conhecimento não é direcionado apenas para os profissionais da área da saúde.

Autor: Rafaela Mazarin