01 SET 2022
Obras do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha entram em nova fase
Principal eixo que liga o primeiro ao segundo subdistrito de Santo André se tornará um grande conjunto de pontes e viadutos
Santo André, 1º de setembro de 2022 - As intervenções para construção do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha entraram em uma nova fase, com o início do processo de execução das fundações, confecção das armações e a pré-montagem da passarela metálica, além das preparações dos moldes que serão utilizados para as vigas e blocos de fundação que vão compor os novos viadutos.

Também está em andamento a recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. O tratamento das patologias das estruturas está avançando com aberturas nas lajes do viaduto para a realização de todo o trabalho de aplicação de material, visando reforço e tratamento de fissuras e trincas.

"Esta é, certamente, a obra viária mais importante da cidade já feita nas últimas décadas. Com a execução de todo o pacote de obras que realizamos com o reforço estrutural, as novas pontes que serão construídas, passarelas e pontes, vamos promover uma remodelação completa no sistema viário neste importante eixo de ligação entre o primeiro e o segundo subdistrito", destacou o prefeito Paulo Serra durante vistoria na obra realizada nesta quinta-feira (1º).

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Os ganhos projetados nos tempos de viagens podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.

Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos. Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, e está prevista a criação de um parque linear sob os viadutos.

O prefeito Paulo Serra destacou ainda que a requalificação pela qual a região passará vai possibilitar que se crie um novo eixo econômico e logístico na cidade. "A construção do Complexo Viário Santa Teresinha, junto com a recuperação do Viaduto Castelo Branco e a requalificação da Avenida dos Estados já torna nossa cidade um polo de atração de investimentos, criando um grande eixo de investimento, logística e inovação", concluiu.

O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

| Texto: Daniel Betega

Autor: Daniel Betega