12 OUT 2022
SAÚDE
Serviço de Atenção Domiciliar de Santo André realiza ação especial na semana do Dia das Crianças
Profissionais trocaram paramentos habituais por fantasias de personagens, proporcionando uma experiência mágica para as crianças acompanhadas pela equipe
Vídeo: https://we.tl/t-vF5rrXoVgT

Santo André, 12 de outubro de 2022 - Os aventais dos profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Santo André foram substituídos por fantasias nesta semana, quando se comemora o Dia das Crianças. A equipe, que faz visitas regulares nas residências de pacientes cadastrados no serviço, transportou as crianças e seus familiares para um universo mágico com músicas, danças e brincadeiras, em um atendimento ainda mais humanizado.

A alegria dos profissionais de saúde invadiu a casa de Joselene Vandete de Oliveira, de 29 anos, e de João Pedro, de 4 anos. Os profissionais fizeram uma verdadeira festa para o pequeno “Jão”, apelido carinhoso que a equipe deu ao paciente que é assistido desde os cinco meses de idade, ao som da música “Superfantástico”, da Turma do Balão Mágico.

A dona de casa contou que sua gestação foi planejada e transcorreu bem até o nascimento da criança. “Na hora do parto ele teve anóxia, precisou ser intubado e ficou cinco meses internado. Aos cinco meses ele teve uma parada cardiorrespiratória, demorou meia hora até conseguir ser reanimado e ficou desse jeito que está hoje. Eu sempre questionei Deus, mas agora já aceitei”, revela Joselene.

“Eu queria ver o meu filho brincando. É muito difícil ver os outros saudáveis e o meu não, mas fico feliz porque sei que eu não estou sozinha e a equipe está comigo. Se não fosse eles, meu filho ainda estaria no hospital. Apesar da situação, é muito melhor estar em casa, com as nossas coisas, do que em um quarto de hospital. Essa festa de hoje só fez o meu carinho e admiração crescer por essa equipe. Eu não estava esperando”, completa.

A fisioterapeuta Anderli Marangoni de Nis relata que o João é muito amado por toda equipe e que durante o tempo em que ele é acompanhado pelo SAD houve momentos de complicações. “Há todo um contexto. Entregamos o Jão para Deus várias vezes, juntas partilhamos muitas madrugadas, e ele está aqui. A gente sabe que, enquanto ele estiver aqui, vamos dar vida, amor e muito cuidado para ele”, explica a fisioterapeuta, ao relatar a complexidade do caso do João Pedro.

A ação desta semana aproximou ainda mais a equipe e as famílias em um atendimento personalizado e humanizado. “Essas pessoas abrem a porta de casa para nós e nos tratam como membros da família. Decidimos tudo em conjunto. Agora com a diminuição de casos da pandemia, pensamos que poderíamos desenvolver uma ação. O enfermeiro falou ‘eu toco violão’, a fisioterapeuta falou ‘eu toco escaleta’, outro profissional falou que viria fantasiado e a ideia cresceu”, conta a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar, Ana Paula Manieiro de Souza Corsi.

Além da atração musical, a equipe fez a entrega de alguns agrados para as famílias. “Fizemos um prontuário afetivo para que a família coloque quem o paciente é além da doença, com informações sobre as músicas preferidas, o que ele gosta de comer e também fizemos certificados para a família, além de um kit de doces para dar para as crianças da casa”, finaliza a coordenadora do SAD.

A ação realizada nesta terça-feira (11) contou com a participação de dez profissionais entre auxiliar de enfermagem, enfermeiro, administrativo, médico, fisioterapeuta, nutricionista e coordenadora.

Autor: Rafaela Mazarin