13 OUT 2022
CHM de Santo André promove alta humanizada de crianças
Pacientes hospitalizados na ala de pediatria do hospital deixam o quarto dirigindo um carrinho elétrico
Vídeo: https://we.tl/t-wM54sH4oLQ

Santo André, 13 de outubro de 2022 – O Centro Hospitalar Municipal (CHM), em Santo André, segue inovando e promovendo mais acolhimento aos pacientes internados no local. O momento tão esperado da alta médica dos pacientes da pediatria se tornou ainda mais especial e emocionante. Isso porque, agora, as crianças saem do quarto dirigindo um carrinho elétrico. A iniciativa integra as ações de humanização do local que contam com a recente entrega da Brinquedoteca e com o retorno dos trabalhos voluntários.

"Juntamente com a entrega da Brinquedoteca revitalizada, o ‘carrinho de alta’ faz parte da cultura de humanização que estamos aperfeiçoando a cada dia dentro do CHM. Ver a alegria das crianças com os brinquedos e agora a no momento da alta é gratificante e um reforço no processo de cuidado com a saúde", pontua o superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.

O pequeno Dérek Santos, de 3 anos, estava internado no CHM desde o último sábado (9) após cair de uma altura de seis metros. Após se recuperar, a expectativa estava grande para passar pelo corredor no carrinho nesta semana, rumo à alta médica.

“Domingo o Dérek caiu da janela e o Samu trouxe ele para cá. Ele ficou três dias na UTI, depois teve alta para o quarto e agora está indo para casa. É um momento de muita emoção. Eu quase o perdi, mas Deus me deu ele novamente. Antes da alta ele se distraiu na Brinquedoteca e agora está ansioso para sair no carrinho, que é um sonho. Esse é um programa fundamental, ele está aqui há oito dias e eles precisam desse acolhimento. A internação já é muito difícil e eles precisam desse cuidado humanizado para passar por essa fase difícil”, diz a técnica de enfermagem Jenifer Santos, emocionada com a alta do filho.

As crianças internadas na enfermaria também podem usufruir da recém-entregue Brinquedoteca. O espaço é muito importante, pois além de promover distração enquanto as crianças brincam, as equipes passam informações e orientações aos acompanhantes, promovendo interação entre pacientes, familiares e profissionais.

“A alta é um momento muito esperado para as crianças. Agora, além da expectativa da alta, tem o carrinho em que elas podem dar essa volta, então o momento se tornou ainda mais importante. É uma grande conquista para as crianças”, diz a coordenadora de Enfermagem da Pediatria e UTI Pediátrica, Luciene Postigo.

Autor: Rafaela Mazarin