24 OUT 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Feira "Eu amo, eu adoto" garante lar para 45 animais em Santo André
Ação que disponibiliza cachorros e gatos resgatados para adoção bateu recorde

Santo André, 23 de outubro de 2022 – A tenda azul do Parque Central recebeu neste domingo (23) a feira de adoção “Eu amo, eu adoto”. Com uma edição recorde, foram adotados 30 cachorros e 15 gatos, totalizando 45 animais que ganharam um novo lar. Os pets disponíveis foram resgatados por protetoras ou estavam tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.

“O retorno da Feira ao Parque Central tem contribuído muito para o aumento das adoções na nossa cidade, e graças ao amor do andreense pelos animais, batemos mais um recorde, tendo a melhor feira em números desde o fim do período de restrições da pandemia da Covid-19", diz o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

Todos os animais são vacinados e vermifugados. Os pets com mais de quatro meses são disponibilizados castrados. No entanto, no caso de não ter havido tempo hábil para castração do filhote, o mesmo é disponibilizado com um cadastro para que o procedimento seja realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura.

A feira de adoção “Eu amo, eu adoto”, lançada em 2017, já garantiu um novo lar para mais de 2,5 mil animais. Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar o comprovante de endereço com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. Os novos tutores deverão exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade. Os animais também podem ser adotados diretamente na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso.

| Texto: Guilherme Menezes