25 NOV 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Feira de adoção “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 182 cães e gatos neste domingo
Ação será realizada na tenda azul do Parque Central, das 10h às 15h, na última edição do ano
Santo André, 25 de novembro de 2023 - Neste domingo (26), das 10h às 15h, a Secretaria de Saúde de Santo André promove a tradicional feira de adoção "Eu Amo, eu adoto". A ação será realizada na tenda azul do Parque Central e 182 animais estarão disponíveis em busca de um novo lar. O endereço é Rua José Bonifácio, s/n°, na Vila Assunção.

Os cães e gatos são de várias idades e tamanhos e estão sob cuidados de protetoras independentes, ONGs de proteção animal, munícipes e a Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ).

“Dar um lar a um pet é a garantia de ser recompensado com amor diariamente. Destaco o grande trabalho da GCZ, que ultrapassará 500 animais fora das ruas em 2023. É o maior número nos últimos quatro anos. Também fala muito sobre o andreense solidário e amoroso, que são os grandes responsáveis por essa soma”, exalta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar comprovante de endereço com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. Os novos tutores deverão exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono. Excepcionalmente, no mês de dezembro não acontecerá a feira.

“Em dezembro não teremos a feira de adoção. Promoveremos o Dezembro Verde, que é o mês de conscientização contra o abandono de animais. Também não realizamos a ação em dezembro devido ao alto índice de abandonos por conta de viagens e férias das famílias, então a GCZ foca todas as suas atenções nesse trabalho e programação”, explica o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

Peter, o novo amigo da Sandy - A fisioterapeuta Sandy Costa esteve na feira “Eu amo, eu adoto” no dia 27 de agosto e se encantou com o Peter, um simpático cachorrinho sem raça definida, de cor preta e patas caramelo, que tinha cerca de dois meses de vida. Após três meses da adoção, a tutora reconheceu uma foto registrada no evento e postada nas redes sociais do prefeito Paulo Serra, e mandou uma mensagem a ele para contar sobre esse período.

“No começo desse ano, nós perdemos uma cachorrinha e sentimos muito. A casa ficou vazia e um pouco triste. Após a fase de luto surgiu o assunto de termos um novo cachorrinho. Nós fomos na feira de adoção algumas vezes. Sabíamos que, ao encontrar um bichinho que nos encantasse e sentíssemos que era o momento certo, iríamos adotá-lo. Então, em agosto, fomos novamente à feira de adoção, gostamos muito do Peter e resolvemos adotar. O Peter nos adotou na verdade (risos). Achei as cores dele diferentes, agachei para tentar me aproximar e ele foi recíproco. Minha família também curtiu. Ele ganhou um lar e muito amor, mas nós ganhamos uma nova companhia, um bichinho que trouxe muita alegria na casa,” explicou Sandy.

Mesmo com outras possibilidades, Sandy e seus familiares estavam imbuídos com a causa solidária e relataram sobre o processo de adaptação do pet. “Adotar é melhor do que comprar, pois evita-se que muitos cachorrinhos fiquem abandonados nas ruas. Há muitos bichinhos à espera de um lar. Ele chorou nas primeiras noites, mas logo se adaptou e passou a dormir bem. Tomou as vacinas recomendadas, está se alimentando bem, brincando muito e passeando bastante”, contou Sandy.

Após relatar a experiência, Sandy deixou uma mensagem para quem pensa em adoção de um pet. “Os bichinhos são uma vida e antes de adotar devemos pensar bem sobre o tempo disponível, isso é muito importante. Além disso, eu diria para quem consegue ter um pet e tem essa vontade para não pensar duas vezes, porque é um amor verdadeiro. Eles trazem vida às nossas vidas”, concluiu.

A feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto” foi lançada em 2017 e até outubro já contabiliza mais de três mil animais com um novo lar. Somente entre janeiro e agosto deste ano foram 480 pets adotados em Santo André. Todos os animais disponibilizados são vacinados e vermifugados. Os pets com mais de quatro meses são castrados ou o procedimento é realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura.

Serviço:

Feira de adoção “Eu amo, eu adoto”

Data: 26/11/23 (domingo)
Local: Parque Central (tenda azul)
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n - Vila Assunção

Autor: Thiago Oliveira