25 NOV 2023
Santo André participa de palestra “Mulher Segura”
Ação faz parte da comemoração ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Santo André, 23 de novembro de 2023 - Em celebração ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro, o Vem Maria, equipamento da Prefeitura de Santo André em parceria com a ERG Bwin, Guarda Civil Municipal de Santo André e Programa de Defesa da Mulher, organizou a palestra “Mulher Segura”. O evento ocorreu no auditório da Bridgestone/Firestone nesta quinta-feira (23), e teve como objetivo abordar a defesa das mulheres contra agressões, sejam elas de natureza física ou psicológica.

O workshop, que contou com a participação de funcionários da empresa, abordou diversos temas, dentre eles o amparo às vítimas e as consequências para os agressores. Além disso, também foi abordada a questão da violência doméstica entre casais do mesmo sexo, com ênfase nas proteções fornecidas pela Lei Maria da Penha.

"O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é uma data muito significativa e devemos lembrar que a violência contra as mulheres não tem lugar em nossa sociedade. Essa palestra foi uma oportunidade valiosa para discutir e promover a conscientização sobre os direitos das mulheres e formas de prevenir a violência", destacou o secretário de Assistência Social, Andre Scarpino.

A palestra foi transmitida ao vivo via streaming para todo o Brasil e América Latina, permitindo que um público amplo tivesse acesso às informações compartilhadas durante o evento.

O Vem Maria é um equipamento voltado exclusivamente ao atendimento e oferta de suporte a mulheres cisgênero e transgênero que foram vítimas das mais variadas formas de violência. A partir do primeiro atendimento neste serviço, é realizada a avaliação de cada caso de maneira individualizada, realizando ofertas com o direcionamento mais seguro para cada situação em particular.

Caso identificada situação de risco iminente, Santo André encaminha a mulher (e seus filhos, caso os tenha) ao serviço de abrigamento sigiloso, contudo, todo e qualquer encaminhamento depende única e exclusivamente da aceitação da munícipe.
A mulher vítima de violência doméstica pode procurar atendimento diretamente no Vem Maria, localizado na Alameda Gaspar Nogueira, 31, bairro Jardim, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A munícipe também pode procurar orientação em um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) de Santo André, na Delegacia da Mulher (Rua Laura, 452 – Centro) e também via WhatsApp.

As munícipes podem mandar mensagens de texto ou áudio para o número 4992-2936. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Autor: Daniele Vieira