26 OUT 2022
DESTAQUES
Santo André oferece treinamento prático de mobilidade nos ônibus para idosos
Iniciativa visa orientar como proceder com maior autonomia e segurança durante as viagens no transporte público
Santo André, 26 de outubro de 2022 - Em comemoração ao Mês do Idoso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André, por meio da Santo André Transportes (SATrans), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, está realizando encontros com ações voltadas a este público, entre elas um treinamento prático de mobilidade nos ônibus, além de cuidados relacionados à saúde.

As atividades, que tiveram início nesta quarta-feira (26), no Jardim Bom Pastor, têm como objetivo prevenir quedas de idosos dentro dos ônibus ou no embarque e desembarque dos mesmos, bem como auxiliar no monitoramento do bem-estar desta população.

"A ação consiste na realização de palestra e de treinamento prático de mobilidade no ônibus, para orientar os idosos como proceder durante as viagens para terem maior autonomia e segurança na utilização do transporte público", afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

A ação fez sucesso entre os idosos que participaram. "Eu descia de frente, mas não é assim, tem de ser (com o corpo virado) de lado. Agora, se eu precisar, sei como fazer e com segurança, segurando com as duas mãos para descer", enaltece Odete da Silva Vieira, 81 anos. "É uma atividade importante, que deve ser replicada em todos os lugares para dar uma assistência maior aos idosos", pondera Luis Roberto de Freitas, 65 anos.

Durante o percurso nas imediações das unidades de saúde e escolas, os participantes são orientados a treinar todo o processo, desde a espera no ponto de parada, passando pelo embarque até o desembarque.

"A gente treina como se posicionar no ponto de ônibus, embarcar com segurança, tomar cuidado com as sacolas para deixar a mão livre para embarcar, como se aproximar do validador da catraca para fazer a leitura e passar com segurança, como se deslocar dentro do ônibus com ele em movimento, entre outras orientações. É um treinamento prático de mobilidade no ônibus. Ajuda no dia a dia da nossa operação, previne as quedas e também dá mais autonomia e segurança para o idoso utilizar o transporte coletivo", explica o engenheiro de transportes da SATrans, Antônio Ismael de Almeida Viana.

"Uma das principais causas de quedas de idosos é dentro do transporte público coletivo, então resolvemos fazer esse treinamento junto aos idosos para prevenir essas situações. É dessa forma que vamos construindo uma cidade melhor", celebra o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

Saúde - Os participantes participam ainda de diversas ações voltadas à saúde. Isso porque a iniciativa conta também com equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e médicos. "Como outubro é considerado o Mês do Idoso, quisemos fazer um evento que fosse útil, que tivesse importância", justifica a médica da Coordenadoria da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Daniela Natelli.

Foram convidados a participar da ação entre 50 e 80 idosos já cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mas haverá possibilidade desse público se inscrever nos locais e datas a seguir:

- No dia 3 de novembro, das 8h às 12h, o treinamento prático de mobilidade no ônibus ocorre na Creche Mirante II, localizada na Rua Angra dos Reis, 80, no Jardim Mirante;
- No dia 9 de novembro, também das 8h às 12h, a atividade ocorre no Centro de Saúde Escola Capuava, localizada na Rua Irlanda, 700, no Parque Capuava.

| Texto: Caroline Terzi, Dérek Bittencourt e Rafaela Mazarin
| Fotos: Helber Aggio/PSA