09 NOV 2022
Santo André lança Portal de Acervos Culturais com 5 mil itens
Iniciativa disponibiliza obras e bens culturais públicos da cidade; site oferece também exposições virtuais
Santo André, 9 de novembro de 2022 – A partir desta quarta-feira (9), ficou mais fácil acessar e conhecer obras e bens culturais públicos de Santo André. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, lançou o Portal de Acervos Culturais da cidade. A iniciativa disponibiliza em meio digital coleções do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, produtos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura e une a consulta ao acervo físico e digital da Rede de Bibliotecas municipais. O portal está disponível em https://bit.ly/AcervosCulturaisSA.

No momento, cerca de 5 mil imagens já estão disponíveis, somando Museu, Casa do Olhar e Fundo de Cultura. O acervo da Rede de Bibliotecas, disponível no site da Biblioteca Digital desde 2001 com mais de 200 mil títulos, dentre estes 27 mil e-books, passa a integrar o Portal. Futuramente poderão ser disponibilizados outros acervos públicos e particulares.

“O objetivo do Portal de Acervos Culturais é facilitar o acesso da população a estes bens. Optamos por adotar um tipo de licença que permite às pessoas copiar e distribuir o material, desde que seja sem alterá-lo, para fins não comerciais e citando a fonte”, explica a secretária de Cultura de Santo André, Simone Zárate.

O Portal atende à Meta 55 do Plano Municipal de Cultura, que determina que 100% dos acervos passíveis de divulgação disponibilizados digitalmente em até cinco anos após a aprovação do Plano.

Coleções – O acervo digitalizado do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa disponibiliza cerca de 4,5 mil fotos do século XIX em diante, organizadas em coleções. Destaque para a coletânea do Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, que retrata a cidade desde a década de 1950.

Já a área de artes visuais andreense, sob salvaguarda da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, reúne cerca de 400 obras da Bienal de Gravura e das edições do Salão de Arte Contemporânea da cidade, com itens premiados e de importância nacional. O acervo municipal é composto por nomes como Luiz Sacilotto, João Suzuki, Hans Grudzinski, Aldemir Martins, Antônio Henrique do Amaral e Thomas Ianelli, dentre outros.

Estão disponíveis também fotos de cerca de 50 produtos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura de Santo André, como capas de livros e CDs, formando um importante histórico.

Exposições – A partir das coleções digitalizadas, a Secretaria de Cultura oferecerá ao público exposições virtuais inéditas. A primeira mostra é a ‘Pentagramas – Cinco Salões, Cinco Anos, Cinco Momentos da Arte Contemporânea Brasileira’, com destaque para as obras dos artistas Antonio Henrique Amaral (1º Salão), Maria Auxiliadora (2º Salão), Alex Vallauri (3º Salão), Ermelindo Nardim (4º Salão) e João Suzuki (5º Salão).

Tainacan – O Portal de Acervos Culturais de Santo André foi desenvolvido utilizando o Tainacan, uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na internet. Pensado para atender a realidade das instituições culturais, ele é um software gratuito, que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de forma fácil e intuitiva.

O trabalho foi elaborado e executado pelo corpo técnico de funcionários da Secretaria de Cultura desde a seleção, organização e digitalização dos itens, bem como a criação do site.

| Texto: Daniela Mian
| Fotos: Helber Aggio/PSA