11 NOV 2022
Com vacinação avançada, Santo André vê casos de Covid recuarem 23% em 2022
Cidade já imunizou contra o coronavírus todos os moradores com 18 anos ou mais
Santo André, 11 de novembro de 2022 - Santo André colhe os frutos da eficiência demonstrada durante as campanhas de vacinação contra a Covid-19. Ao passo em que todos os adultos da cidade receberam pelo menos duas doses dos imunizantes, o número de casos confirmados da doença neste ano caiu 22,9% quando levados em consideração dados acumulados de janeiro a novembro de cada ano, de 41.222 para 31.744.

De acordo com dados da Vigilância Sanitária, até a última quinta-feira (10) 108% dos moradores com 18 anos ou mais (563.963) já tinham recebido uma dose da vacina e 107% (557.891) foram imunizados com as duas doses. Isso significa que o município vacinou todos os seus moradores e ainda atendeu munícipes de cidades vizinhas, especialmente pela comodidade do drive-thru da vacinação, quando tendas foram montadas em pontos estratégicos para que as pessoas pudessem se proteger sem sair dos seus carros.

A terceira dose contra a Covid também atingiu números satisfatórios, com 85% (444.050) dos adultos imunizados, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura. A quarta dose é realidade para 47% (244.927) deste público. Para aumentar esse número, Santo André tem investido fortemente em busca ativa das pessoas que estejam em atraso, divulgação de posts em redes sociais, além de realizar ações de mutirão no Paço e parceria com a Secretaria de Educação.

“Além das 34 unidades de saúde, a cidade também tem usado estratégias de drive-thru e tenda para pedestres no Paço, busca ativa por meio de Agentes Comunitários de Saúde e ações conjuntas com a Secretaria de Educação. Entre as estratégias está a Operação Matrícula, onde a escola solicita aos responsáveis que tragam, entre os documentos obrigatórios, a filipeta emitida pelas unidades de saúde com a informação sobre a atualização da caderneta vacinal”, destaca o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André, César Rangel Gusmão.

Em outras faixas etárias, Santo André também está bem próximo de atingir a cobertura desejada pelo Ministério da Saúde. Entre moradores de 12 a 17 anos, 87% (51.094) receberam a primeira dose e 79% (46.650) a segunda. De 5 a 11 anos, a cobertura da primeira dose chega a 87% (52.241) e a da segunda dose a 69% (41.909). Por fim, entre moradores de 3 e 4 anos, a campanha começou no dia 21 de setembro para o público sem comorbidade e a cobertura atual é de 19% (2.888) na primeira dose e 4% (623) para a segunda.

“Santo André não tem medido esforços no combate à Covid-19. A cidade, que contou com três hospitais de campanha no auge da pandemia e se destacou pelo amplo atendimento na assistência, agora foca seus esforços nas estratégias de imunização para proteger a nossa gente do coronavírus”, ressalta César.
Autor: Anderson Fattori