06 DEZ 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Santo André inaugura Parque Guaraciaba, maior área de lazer da cidade
Local que ficou marcado por fatalidades é transformado em espaço de convivência, prática de esportes e diversão para crianças e adultos

Santo André, 4 de dezembro de 2022 – Santo André passou a contar neste domingo (4) com uma nova opção de lazer. A Prefeitura inaugurou o Parque Guaraciaba - Claudiomiro Barbeiro, espaço que conta com diversos equipamentos para diversão e prática de atividades físicas.

Com 550 mil metros quadrados, o Guaraciaba passa a ser o maior parque da cidade. O complexo conta com academia ao ar livre, área de eventos, duas quadras poliesportivas, uma quadra de gramado sintético e dois playgrounds com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência.

"A qualidade do que foi implementado aqui não deve nada para nenhum parque do Brasil. Começamos em dezembro de 2019, passamos por uma pandemia, e conseguimos contar essa história até o final. Entregamos o parque mais bonito da cidade para essa população que tanto merece", afirmou o prefeito Paulo Serra.

O parque tem ainda tirolesa, teatro arena, ciclovia, praça do ciclista, ponto de abastecimento de água de reúso, sedes da administração e Guarda Civil Municipal em contêineres, academia ao ar livre, espaço pet, redário, área de alongamento, áreas de contemplação, pista de caminhada, mirante com deck, câmeras de monitoramento e wi-fi gratuito.

Além disso, o projeto ainda inseriu contextos sustentáveis na área verde, dentre eles um moderno sistema de captação de água, com uma instalação que vai permitir a limpeza das ruas, avenidas e equipamentos públicos da cidade por meio da água captada da chuva, gerando economia de aproximadamente R$ 1 milhão.

"Transformamos esse espaço para um lugar de lazer, esportes, cultura, ou seja, qualidade de vida. Nós andreenses amamos nossos parques. De forma inovadora, com as compensações ambientais, conseguimos trazer esta maravilha para todos. Conto com cada um de vocês para preservar tudo isso", completou o prefeito Paulo Serra.

Outro destaque é a realocação do campo distrital do Guaraciaba para dentro do parque. O Esporte Clube Guaraciaba agora contará com um campo de gramado sintético, iluminação LED, arquibancada e vestiários para mandar seus jogos. O valor empenhado para construção do Parque Guaraciaba, incluindo o campo, é de R$ 25 milhões.

O primeiro dia de funcionamento do parque contou com a presença de muitos moradores da região. João Neto, um dos visitantes, comemorou a entrega da nova área de lazer. "Tudo que é feito em Santo André é feito com amor e carinho, e este parque não deixou nada a desejar. Uma estrutura maravilhosa, cheia de equipamentos, esse lago lindo. Agora vamos usufruir", afirmou.

A implantação do novo Parque Guaraciaba foi totalmente pautada na segurança dos usuários, já que o lago possui um histórico de acidentes e fatalidades. O local é cercado por nascentes e remanescentes de vegetação nativa, que agregam o conceito de preservação e benefícios ambientais de espécies arbóreas de mata nativa e de animais silvestres.

As obras começaram em novembro de 2019 e tiveram atrasos por conta de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) realizados junto ao Ministério Público. Esses ajustes levaram à publicação de um decreto estabelecendo que todos os recursos provenientes de contrapartidas de processos de licenciamento ambiental de empresas instaladas no município seriam destinadas exclusivamente à finalização das intervenções do espaço.

O parque conta com três acessos distintos (para pedestres, veículos e ciclovia), área de estacionamento e recuperação da vegetação com plantio de árvores nativas e iluminação de todo o espaço.

O Parque Guaraciaba fica na Avenida Valentim Magalhães, 1.655, e vai funcionar todos os dias da semana, das 6h às 20h.

Nome - O Parque Guaraciaba terá o nome oficial de Claudiomiro Barbeiro, em homenagem póstuma ao andreense mais conhecido como "Camarão", que lutou desde 1984 para que o lago do parque não se tornasse aterro sanitário, sendo conhecido pela luta na região.

Histórico - A criação do Parque Guaraciaba dará um destino adequado a uma área que foi marcada por fatalidades nas últimas décadas. Desde 1984, quando a empresa que operava na área paralisou as atividades, ocorreram cerca de 30 mortes por afogamento no local.

Em 1988 começaram manifestações exigindo providências das autoridades para se evitar novas mortes por afogamento. Em 1989, na primeira gestão do prefeito Celso Daniel, o local foi desapropriado e, atendendo a pedidos das comunidades ao redor, foram iniciados os projetos para a construção de um parque, que foi aberto à população no aniversário da cidade, em 1992.

Posteriormente, o parque foi fechado e ao longo dos anos novas fatalidades foram registradas. As últimas cinco mortes ocorreram em 2014, o que levou o Ministério Público a solicitar a interdição total do espaço e pedir a adoção de providências para evitar outros casos.

| Texto: Guilherme Menezes