12 DEZ 2022
EMPREENDEDORISMO
Sala do Empreendedor de Santo André terá posto avançado do Sebrae
Termo de parceria assinado nesta quinta integrará serviços já prestados pelo equipamento municipal aos oferecidos pelo Sebrae
Santo André, 8 de dezembro de 2022 - A Sala do Empreendedor, localizada no Térreo 1 da Prefeitura de Santo André, também será um posto de atendimento do Sebrae e passará a oferecer todos os serviços para o empreendedor em um único lugar.

Nesta quinta-feira (8), o prefeito Paulo Serra e o gerente do Sebrae-SP para a região do Grande ABC, Paulo Sérgio Cereda, assinaram termo de parceria para que a Sala do Empreendedor, que já oferece ao pequeno empresário informação e todos os serviços da Prefeitura para regularização do negócio, também oferte os serviços do Sebrae.

“Esse projeto formaliza a presença do Sebrae em uma parceria que já existe com a nossa gestão, com os cursos de qualificação, o programa Mil Mulheres, Empreender no Turismo em Paranapiacaba, o atendimento aos empreendedores e outros. Hoje assinamos um termo que coloca o Sebrae fisicamente dentro da Prefeitura. Já estava no conceito de gestão e agora veio para cá”, disse o prefeito Paulo Serra

Segundo o prefeito, essa atenção ao empreendedorismo tem se refletido muito nos números da economia na cidade. “A gente gerou mais de dez mil empregos este ano, registrou um crescimento de cerca de 10% no número de novas empresas na cidade na comparação com o ano passado, e as capacitações realizadas por meio da Escola de Ouro Andreense já estão chegando em números bastante satisfatórios, com mais de 13 mil certificados emitidos só este ano. Então, tudo é uma somatória de um ambiente propicio para negócio na cidade, unindo apoio ao empreendedor, a capacitação profissional através da Escola de Ouro Andreense e agora com esse carimbo do Sebrae aqui dentro da Prefeitura”, concluiu.

O gerente do Sebrae-SP, Paulo Cereda, também destacou que essa integração entre a Prefeitura e o Sebrae, responsável pela parceria na realização de diversos programas, vai ficar mais efetiva, já que a Sala do Empreendedor passa a usar a marca do Sebrae e se torna um posto avançado, ou seja, uma unidade do Sebrae Aqui. Criado em 2003, e já tendo passado por reestruturações ao longo do tempo, o programa Sebrae Aqui tem como objetivo expandir a presença de postos para todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. Atualmente cerca de 550 municípios já foram beneficiados.

“A equipe de atendentes da Sala do Empreendedor, que já opera o Banco do Povo, Via Rápida Empresa, já faz abertura e dá orientação, agora vai ter acesso a todos os serviços do Sebrae de forma direta. A equipe vai ter acesso ao sistema que o Sebrae utiliza. Os servidores vão poder registrar dados, solicitar treinamento, consultorias, programas, projetos, tudo”, frisou Cereda.

A Sala do Empreendedor passará a atuar como posto Sebrae Aqui a partir do início do ano que vem. O atendimento da Sala do Empreendedor é feito mediante agendamento no site da prefeitura de Santo André (https://web.santoandre.sp.gov.br/).

O MEI (Microempreendedor Individual) será um dos grandes beneficiados pela integração da Sala do Empreendedor ao Sebrae.

“Agora o empreendedor consegue fazer aqui, por exemplo, a abertura de MEI de fato, a alteração de algum dado cadastral ou a baixa no CNPJ. Antes, além de orientação ao empreendedor, a gente executava serviços que pertencem à Prefeitura, como inscrição municipal, encerramento de inscrição municipal, além dos serviços para autônomos. Para abrir um MEI era necessário o encaminhamento do empreendedor para uma unidade do Sebrae”, explicou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Monique do Santos.

Em 2021 a Sala contabilizou 21.843 serviços prestados ao empreendedor, com uma média de 500 empreendedores atendidos por mês.

“A assinatura desse convênio é muito importante porque ele integra a capacitação das pessoas ao desenvolvimento econômico e, consequentemente, social. Isso faz com que toda a atenção ao conjunto de ações voltadas para o empreendedor tenha continuidade. Ou seja, a pessoa se capacita, em seguida tem a oportunidade de, dentro do próprio prédio da Prefeitura, fazer a abertura da empresa e, mais do que isso, contar com toda assistência necessária, de forma gratuita, para evoluir como empreendedor, acessando todos os cursos do Sebrae”, acrescentou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, órgão gestor da Escola de Ouro Andreense, Ana Carolina Serra.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA