19 DEZ 2022
SEMASA
Parque do Pedroso ganha 3 mil novas mudas de árvores
Ação de reflorestamento com diversas espécies faz parte das melhorias realizadas no local em 2022
Santo André, 19 de dezembro de 2022 – O Parque Natural do Pedroso, maior área de conservação de Santo André, ganhou 3 mil novas mudas de espécies de árvores neste mês. A ação integra a série de melhorias realizadas ao longo de 2022 e visa recuperar uma área degradada dentro da Unidade de Conservação.

As mudas são doação de um parceiro privado, que executou o plantio e será responsável pelo acompanhamento e manutenção das espécies por 12 meses, ou seja, sem custo para o poder público. A área de 16.800 metros quadrados escolhida para receber as novas árvores estava degradada. Localizada próxima à Estrada do Montanhão, a partir de agora entrará em estágio de recuperação.

Após crescerem e se desenvolverem, as novas plantas poderão servir de alimento e abrigo para a fauna presente no parque, além de contribuir para mitigar problemas erosivos do solo, melhorar a qualidade do solo e ampliar o número de espécies da flora que compõe a Mata Atlântica, bioma presente no Pedroso. No total, foram 30 espécies pioneiras – como aroeira-pimenteira, babosa-branca, embaúba, goiaba e timbozinho – e outras 44 secundárias, como amendoim-do-campo, araçá-amarelo e roxo, chuva-de-ouro, ipê-branco, pitanga, entre outras.

Outras melhorias – Neste ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), gestor do Parque Natural do Pedroso, executou uma série de outras melhorias na infraestrutura do local. Os sanitários públicos foram reformados e adaptados para pessoas com deficiência. O playground também passou por revitalização, ganhou piso tátil e dois brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

“Estamos trabalhando para resgatar o orgulho dos moradores em frequentar o Parque do Pedroso, que é um símbolo da nossa cidade. Além de espaço de lazer para quem reside nos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Jardim Riviera e Jardim Santo André, o Pedroso é uma importante área de proteção ambiental essencial para a região do ABC”, diz o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Além das melhorias, a autarquia tem investido em eventos culturais e de lazer. Em 2023, eventos de sucesso como Festival do Cambuci, Arraiá do Pedroso e Domingo no Pedroso terão novas edições.

Diversas áreas ganharam nova pintura, como a tradicional ponte amarela, as churrasqueiras e a Capela Santa Cruz. Há ainda outros serviços em andamento, que devem ser entregues em meados de 2023 e contemplam as quadras poliesportivas e quiosques para piquenique. Além disso, a Unidade de Conservação ganhou o seu Conselho Gestor, que é responsável por fomentar discussões e políticas públicas para o local, respeitando as legislações vigentes e o Plano de Manejo do Pedroso.
Autor: Paloma Alvarez