22 DEZ 2022
SEMASA
Meu Condomínio Recicla chega a 400 edifícios em Santo André e amplia coleta seletiva
Semasa registrou 30% de aumento no volume de recicláveis encaminhados para as cooperativas
Santo André, 22 de dezembro de 2022 – Encerrando o ano com mais uma conquista para a gestão de resíduos sólidos de Santo André, o projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), atingiu a marca de 400 condomínios que já aderiram à iniciativa.

A ação foi criada para ordenar a coleta de resíduos secos nos edifícios residenciais da cidade e, consequentemente, fomentar o aumento no volume de recicláveis que são efetivamente encaminhados para as cooperativas de triagem. Comparando os meses de início do projeto e o último mês de outubro de 2022, a autarquia registrou um aumento de 30% no volume de materiais coletados, ou seja, de 597 toneladas em junho de 2021, passando para 777 toneladas em outubro deste ano.

“O resultado alcançado neste um ano e meio de projeto superou as nossas expectativas. Além de contribuir com o meio ambiente, temos a possibilidade de ampliar o volume de resíduos encaminhados para os cooperados e aumentar a renda de cerca de 100 pessoas”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Ao fazer a adesão ao Meu Condomínio Recicla, o edifício recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos, e uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial. O Semasa oferece ainda um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos. Antes de efetivar a estrutura para o local, agentes da autarquia também realizam abordagens diretamente no edifício, com o objetivo de sensibilizar os moradores, síndicos, zeladores e outros trabalhadores dos prédios.

O projeto integra uma série de ações e iniciativas realizadas pelo Semasa e pela Prefeitura que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). No ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e à frente da capital paulista.

Zeladores ou síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma on-line.
Autor: Paloma Alvarez